Início Destaque Câmara aprova projeto que trata do horário de funcionamento do comércio

Câmara aprova projeto que trata do horário de funcionamento do comércio

Na 64ª Sessão Ordinária, realizada no Plenário da Câmara Municipal na noite desta terça-feira (15), foi aprovada, em primeira discussão e votação, a proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 002/2018, de autoria da Prefeitura, que altera a alínea “b” do inciso XIX do artigo 14 da Lei Orgânica do Município, de modo que a fixação do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, exceto serviços bancários, leve em consideração as peculiaridades locais, a partir do entendimento firmado entre sindicatos patronais e de trabalhadores.

Também foi aprovado o Substitutivo nº 02 ao Projeto de Lei nº 025/2018, de autoria do vereador Elton Negrini, que torna obrigatória às concessionárias de veículos a afixação de cartazes demonstrativos, dando publicidade às pessoas com deficiência sobre a isenção de impostos na aquisição de automóveis 0 km.

Outro substitutivo aprovado foi ao Projeto de Lei nº 128/2018, de autoria da Prefeitura, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito de R$ 100 mil para atender a manutenção do convênio com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara.

Foi aceito o parecer da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, manifestando-se pela inconstitucionalidade do Projeto de Lei nº 003/2018, de autoria da vereadora Thainara Faria, que dispõe sobre a obrigatoriedade da identificação de veículos pertencentes à Prefeitura.

Requerimentos

Os vereadores do PSDB pediram à Prefeitura relatório das deliberações das Conferências Municipais; e o cronograma da execução das obras e projetos eleitos no Orçamento Participativo em 2017, bem como o orçamento de cada um dos projetos.

            O vereador e presidente Jéferson Yashuda Farmacêutico questionou a Prefeitura sobre as medidas adotadas pelo setor competente do município para a inclusão de Araraquara no Programa Amigo do Idoso e Selo Amigo do Idoso.

O vereador Lucas Grecco pediu informações à Prefeitura sobre a fiscalização de procedimentos operacionais da empresa Rumo.

O vereador Elias Chediek pediu informações à Prefeitura sobre a fiscalização de cartazes colocados irregularmente no município.

O vereador e vice-presidente Tenente Santana pediu para que fossem oficiadas autoridades elencadas para alteração da Lei de Execução Penal.

            O vereador Elton Negrini pediu para que fossem oficiadas autoridades elencadas para conhecimento e apoio ao projeto que institui a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional e Neonatal. Ele também questionou o Executivo sobre o que está sendo feito para resolver a situação das crianças e adolescentes que estão trabalhando no comércio informal.

Arquivo Histórico

Os vereadores também aceitaram o pedido do presidente da Câmara, vereador Jéferson Yashuda Farmacêutico, para que a matéria publicada na revista “Comércio, Indústria e Agronegócio”, na edição nº 153, de abril de 2018, intitulada “Carlos Alberto Manço – A extrema lealdade de quem serviu sua cidade”, passasse a fazer parte do Arquivo Histórico da Câmara.

Tribuna Popular

Houve dois participantes na Tribuna Popular. Celio Peliciari de Paula Junior, credenciado pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), abordou o tema “Apresentação da nova direção do PSOL e conjuntura municipal”.

Por sua vez, Teodoro Borelli Bratfisch, credenciado pela Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (Abatur), tratou do tema “Ações institucionais pela Abatur e eventos”.

Redação

Sair da versão mobile