Início Araraquara Caminhada abre Semana de Prevenção ao Feminicídio nesta segunda (22)

Caminhada abre Semana de Prevenção ao Feminicídio nesta segunda (22)

Programação, que leva o nome de “Karunã Ferreira Coimbra Manduca”, vai até sexta-feira (26)

Tem início nesta segunda-feira (22), a 1ª Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Feminicídio “Karunã Ferreira Coimbra Manduca”, que conta com uma programação composta por diversas atrações como caminhada, rodas de conversa, palestras e vigília em memória das vítimas de feminicídio.
Grasiela Lima, coordenadora de Políticas para Mulheres, falou sobre a importância da programação. “A 1ª Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Feminicídio ‘Karunã Ferreira Coimbra Manduca’ destaca alguns pontos fundamentais no enfrentamento da violência contra as mulheres em nossa cidade, pois tem como objetivo, além de conscientizar e sensibilizar todas as pessoas sobre a necessidade de darmos um basta às diferentes formas de violência de gênero, traz como tema destacado o feminicídio que acontece depois que todas as outras formas de violência já aconteceram. A programação da semana traz também um debate extremamente necessário sobre a misoginia, que aumentou muito nos últimos anos, a exemplo da propagação do discurso de ódio às mulheres nas redes sociais, realizada por grupos masculinistas, que têm declarado uma verdadeira guerra contra a igualdade de gênero. É importante ressaltar que a semana leva o nome da Karunã como símbolo, buscando assim o fortalecimento da luta pela vida das mulheres, contra o feminicídio e a misoginia em nossa sociedade”, comentou.

A agenda terá início nesta segunda, às 18h30, com a concentração e confecção de cartazes na Praça Santa Cruz. Às 19h, será realizada a Caminhada Noturna Pela Vida das Mulheres, Contra o Feminicídio e Misoginia, com saída da Praça Santa Cruz em direção à Praça da Matriz.

Nesta terça (23, às 20h, no Centro de Referência da Mulher “Heleieth Saffiotti” (Avenida Espanha, 536, Centro), haverá uma roda de conversa com o tema “As faces do feminicídio, esse crime de ódio que nos mata todos os dias!”, com a participação de Grasiela Lima, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres; Rita Ferreira, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; e Claudete Basaglia, representante do Levante Feminista contra o Feminicídio e do Coletivo Bennu/Promotoras Legais Populares; com mediação de Vanessa Souza, representante do Coletivo Bennu/Promotoras Legais Populares.

Na quarta-feira (24), às 19h, o Centro de Referência da Mulher recebe a palestra “Misoginia e Grupos Red Pill: O que isso tem a ver com feminicídio?”, com a palestrante Vanessa Souza, representante do Coletivo Bennu/Promotoras Legais Populares.

Na quinta (25), às 18h30, a Câmara Municipal de Araraquara sediará a audiência pública “Feminicídio – O que está por trás desse crime hediondo?”, em requerimento solicitado pela vereadora e presidenta da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, Fabi Virgílio.

A programação será concluída com duas atividades na sexta-feira (26). Às 14h, a sede do projeto Quilombo Rosa (Avenida Lázaro Machado, 1150, Valle Verde) receberá a segunda roda de conversa “As faces do feminicídio, esse crime de ódio que nos mata todos os dias!”, com mediação de Maria Cristina Theodoro, coordenadora do Quilombo Rosa, e participação de Rita Ferreira, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Claudete Basaglia e Vanessa Souza, representantes do Coletivo Bennu/representantes Promotoras Legais Populares. Às 21h, o Centro de Referência da Mulher receberá a “Vigília em memória das vítimas de feminicídio: cultivando girassóis”, com o sarau “A Morte Anunciada de Mulheres: do luto à luta! Parem de nos Matar!”.

Homenagem a Karunã

Karunã Ferreira Coimbra Manduca foi vítima de feminicídio em 22 de maio do ano passado, no Jardim Brasil, em Araraquara, em uma ação planejada pelo ex-namorado. Em outubro, a lei que cria a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Feminicídio, que leva seu nome, foi sancionada pelo prefeito Edinho. O texto foi aprovado pela Câmara em 27 de setembro e determina a realização desta programação anualmente na terceira semana do mês de maio.

Redação

Sair da versão mobile