Início Araraquara Campanha eleitoral entra na reta final

Campanha eleitoral entra na reta final

Segundo o TSE, cerca de 118 milhões de pessoas, número correspondente a 75% do eleitorado, estão cadastradas pela biometria

Iniciada em 16 de agosto, a Campanha para as eleições de deputado estadual (ou distrital), deputado federal, senador, governador e presidente da República entra em sua reta final. No próximo domingo (2), os brasileiros aptos a votar irão escolher os candidatos após conhecerem suas posições e propostas.

Onze candidatos disputam a presidência da República, após análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para o governo de São Paulo, são 10 candidaturas. Já Senador pelo estado são onze. Deputado federal no estado somam 1.540 e deputado estadual 2.059.

Foram cadastrados pelo TSE para a eleição deste ano mais de 156 milhões de eleitores. Para evitar eventuais transtornos, é possível consultar com antecedência o local de votação.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cidadão pode fazer a busca informando o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. O resultado indicará os números da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação. A mesma busca também pode ser feita nos sites dos tribunais regionais eleitorais.

Pelo aplicativo e-título, além de saber o local de votação, o eleitor também pode ativar a localização do celular e ser guiado até sua zona eleitoral por meio de um mapa virtual.

Para o eleitor que tem sua biometria cadastrada, o e-título também serve como documento de identificação para votar, substituindo o título de papel ou outro documento de identificação com foto. Segundo o TSE, cerca de 118 milhões de pessoas, número correspondente a 75% do eleitorado, estão cadastradas pela biometria.

Quem tiver interesse pode baixar gratuitamente a ferramenta, que está disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Apple e Android.

Em 1° de outubro, dia anterior ao primeiro turno, o download do aplicativo será suspenso e liberado somente no dia seguinte ao pleito. No segundo turno, será possível baixar o aplicativo somente até 29 de outubro, data anterior ao segundo turno.

Araraquara

Em Araraquara, cerca de 400 urnas eletrônicas foram colocadas à disposição pela 13ª Zona Eleitoral para serem usadas nestas eleições. Nelas, já foram inseridos os dados dos eleitores de acordo com os locais de votação, além dos dados dos candidatos que disputarão a eleição. Nenhum equipamento apresentou defeito.

Já a 385ª Zona Eleitoral, terminaria a preparação nessa terça-feira (28). Depois, elas passariam por auditoria pública, assim como aconteceu com as urnas da 13ª Zona Eleitoral.

Segurança

Totalmente seguras, as urnas contam com lacres de segurança oficiais que são assinados pelas autoridades, juízes e promotores eleitorais. Os equipamentos são ligados apenas na véspera do dia das eleições. A auditoria é padronizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Redação

Sair da versão mobile