Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a rede pública de Araraquara participa da Campanha Nacional de Multivacinação deste ano. Entre os dias 6 e 31 de outubro, crianças e adolescentes de até 15 anos de idade podem procurar os postos para completar o esquema vacinal. Para se vacinar, é necessário levar a caderneta de vacinação e um documento oficial com foto. Estão disponíveis os seguintes imunizantes:
- Hepatite B
- Penta (DTP/Hib/HB)
- Poliomielite inativada
- Rotavírus
- Pneumocócica 10 valente (conjugada)
- Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada)
- Influenza
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Varicela
- DTP
- Hepatite A
- HPV
A vacina contra dengue também será aplicada, porém apenas para os jovens que tenham entre 10 e 14 anos. Já os que tiverem entre 15 e 19 anos e ainda não tomaram nenhuma dose das vacinas de HPV ou febre amarela, também podem procurar os postos para iniciar a imunização.
Haverá também um esforço de intensificação na vacinação contra o sarampo (população de 12 meses a 59 anos) e a febre amarela (de 9 meses a 59 anos). Quem não sabe se já tomou essas vacinas, se não tem registro da imunização no SUS ou perdeu a carteirinha, pode procurar os postos e receber o imunizante.
O Dia “D” da campanha será no sábado (18), quando os postos ficarão abertos em esquema de plantão, das 7h da manhã às 12h30.
A campanha tem como objetivo o resgate vacinal de crianças e adolescentes, garantindo que todas as doses do calendário básico estejam em dia. “Reforçamos que a proteção completa contra as doenças imunopreviníveis só é garantida quando todas as doses recomendadas tenham sido aplicadas. Essa estratégia contribui para melhorar as coberturas vacinais e manter sob controle as doenças que podem ser evitadas com a vacinação”, afirma Alessandra Nascimento, subsecretária de Vigilância em Saúde. Algumas vacinas têm baixa cobertura no município, em especial as destinadas aos adolescentes, como HPV e dengue, que também estarão disponíveis. “Então a campanha é uma oportunidade importante para que os pais e responsáveis verifiquem se as doses das crianças e adolescentes estão em dia e procurem uma unidade de saúde. A vacinação é uma das formas mais eficazes de proteger a saúde e evitar que doenças já controladas voltem a circular em nossa cidade”, completa Alessandra.
Em Araraquara, a campanha acontece em todos os postos de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Na unidade do Sesa, o atendimento é das 8 às 15 horas. Confira a lista de postos:
CMS Jd. Iguatemi Enf. Kimiko Yuta
CMSC CECAP I Dr. Renato Guimaraes Bastos
CMSC Jardim América Dr. Marcelo Edgard Drouet
CMSC Jd. Paulistano Dr. Genaro Granata de Araraquara
CMSC Santa Angelina Dr. Raphael Sorbo
CMSC Selmi Dei I Dr. Ruy De Toledo
CMSC Selmi Dei IV Dr. Herculano Graeff de Araraquara
CMSC Vila Melhado Dr. Giuseppe A. Sobrinho
CMSC Vila Xavier João Vitor Nascimento Mauricio
CMSC Yolanda Ópice Dr. Francisco Oswaldo Casteluci
QUALIS USF Assentamento Bela Vista
Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa)
USF Altos do Pinheiros
USF Bueno de Andrada
USF Hortência Dr. Jose Nigro Neto
USF Iedda
USF Jardim Adalberto Roxo
USF Jardim Brasil
USF Jardim Brasília
USF Jardim Cruzeiro do Sul
USF Jardim Indaiá Dr. Tatsuko Sakima
USF Jardim Paraíso
USF Jardim Pinheiros
USF Laranjeiras I
USF Laranjeiras II
USF Maria Luiza
USF Marivan
USF Monte Alegre
USF Pq. Res. São Paulo Dr. Gustavo de Moraes Jr.
USF Santa Lucia I
USF Santa Lucia II
USF Santa Lucia III
USF São Bento
USF Vale do Sol Dr. Euclydes Crocci
USF Valle Verde
USF Victorio De Santi Nair Damasio Claudino
USF Vila Biagioni
USF Vila Santana
Para receber a vacina contra a Covid-19 é necessário procurar um dos seguintes polos: Iedda, Vale do Sol, Selmi Dei I, Maria Luiza, Parque São Paulo, Melhado, Selmi Dei IV, Hortências, América e Sesa. Os horários de atendimento são os mesmos dos demais postos.