Início Araraquara Campanha reforça respeito aos direitos humanos durante o Carnaval

Campanha reforça respeito aos direitos humanos durante o Carnaval

Combate ao assédio sexual, ao racismo e à LGBTfobia estão entre as ações de coordenadorias e assessorias da Prefeitura nos dias de folia; assunto foi abordado no ‘Canal Direto com a Prefeitura’ desta quinta-feira (16)

A secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná, participou do “Canal Direto com a Prefeitura” nesta quinta-feira (16) e abordou as campanhas a serem realizadas pela Prefeitura durante o Carnaval para garantir que a folia seja segura e com respeito a todas as pessoas.

A campanha “Araraquara tem Carnaval de respeito” é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio de suas coordenadorias e assessorias, e pela Secretaria de Comunicação.

“A gente quer um Carnaval de respeito à diversidade, ao pluralismo do nosso povo. Que quem é de diversão possa se divertir, e quem é de descanso possa estar em casa descansando. Mas que todo mundo esteja em paz, feliz e com seus direitos garantidos”, resumiu Amanda.

A campanha aborda orientações sobre assédio e importunação sexual, uso de preservativos, consumo de álcool e outras drogas, LGBTFobia, racismo, entre outras ações. Adesivos serão distribuídos nos blocos e eventos apoiados pela Prefeitura, além da realização de intervenções artísticas de conscientização.

“Neste ano, para além da questão da não violência contra a mulher, a gente também vai ter uma campanha voltada para a juventude, para que a juventude se divirta de maneira consciente, use camisinha, não abuse do álcool e das drogas. A não LGBTFobia, o respeito às pessoas transexuais, para que ninguém use a questão de gênero como fantasia. A campanha sobre a questão do racismo, porque muita gente acha que etnia e questões de raça são brincadeiras, são piadas. A gente não pode tolerar isso. A gente precisa respeitar todas as cores, todas as etnias, todas as representações culturais”, explicou a secretária.

“É claro que ninguém quer censurar ninguém, mas a gente tem que entender que minha liberdade de expressão acaba quando estou ofendendo a dignidade de outra pessoa. As campanhas são um ‘toquezinho’ para o pessoal curtir o Carnaval sem ofender ninguém”, continuou Amanda.

A secretária relatou que costuma ocorrer aumento de ocorrências atendidas por sua pasta no período carnavalesco. “Infelizmente, é um momento em que a sociedade pensa que tudo é possível. Que, como é Carnaval, pode sair fazendo qualquer coisa fora da legislação, da moral. Principalmente a violência contra a mulher e os casos de racismo. A gente tem a preocupação de levar essa conscientização para os bloquinhos, para o Carnaval nos Territórios, para onde tiver festa”, relatou.

Os adesivos distribuídos durante a folia trarão os telefones para que qualquer ocorrência seja comunicada e apurada. Casos de importunação sexual podem ser denunciados ao (16) 99762-0697 (plantão 24h) ou ao 190 (Polícia Militar). Ocorrências de discriminação racial devem ser relatadas ao SOS Racismo pelo (16) 99626-9466. E o telefone Disk LGBTfobia é o (16) 99751-3567.

Ao vivo
O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

A programação completa do Carnaval da Paz e da Cidadania 2023 está disponível no site da Prefeitura, logo na página inicial do portal: www.araraquara.sp.gov.br.

Redação

Sair da versão mobile