Com a chegada do Dia Nacional do Idoso e do Dia Internacional da Terceira Idade, ambos celebrados neste sábado (1º/10), o “Canal Direto com a Prefeitura” desta quinta-feira (29) abordou as políticas públicas voltadas para a população idosa de Araraquara.
A entrevistada do programa foi a gestora do Centro de Referência do Idoso de Araraquara “José Quitério” (Cria), Oriomar Sampaio Carmagnani, a Teca.
A gestora explicou os serviços oferecidos pelo Cria. Na área da saúde, a unidade possui médicos geriatras, psicólogos, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, nutricionista e equipe de enfermagem.
“Uma meta importante do Cria é não perder nenhuma oportunidade de ajuda à manutenção e à dignidade da pessoa idosa. Para isso, dispomos de uma equipe forte e dedicada”, declarou Teca.
O Cria fica localizado na Rua Itália, nº 1009, no Carmo. O atendimento é realizado após encaminhamento feito pela rede básica de saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3322-2807.
“O Cria trabalha em parceria com o Creas Girassóis para o atendimento à violação de direitos e violência física, psicológica e financeira. A pessoa deve procurar, em primeiro lugar, o Cras do seu bairro. E a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social vai dar prosseguimento, com o atendimento ‘desaguando’ entre o Creas Girassóis e o Cria”, explicou a gestora.
Políticas públicas
Teca ainda opinou sobre a importância das políticas públicas para o respeito à população idosa. Além do Cria, Araraquara também possui um Centro Dia do Idoso “João Bertolucci”, também no Carmo (Avenida Mário Ybarra de Almeida, nº 1011).
Neste ano, o Orçamento Participativo escolheu como prioridade a construção de mais dois Centros Dia, um na região do Santa Angelina e outro na região norte de Araraquara.
“Os Centros Dia e as repúblicas para a pessoa idosa são opções fundamentais para o desenvolvimento do envelhecimento saudável. São estratégias de absoluta importância. Temos o Centro Dia para atender pessoas idosas em diferentes graus de dependência. E as repúblicas são muito importantes porque garantem a liberdade, a autonomia e a independência da pessoa idosa. Araraquara segue à frente, ao meu ver, se comparada a outras cidades do mesmo porte no estado de São Paulo, porque dispõe desses serviços e vem ampliando”, declarou Teca.
Respeito
A gestora do Cria ainda abordou o tema do ageísmo, que é o nome científico para o preconceito contra os idosos. Teca ressaltou que toda a população tem responsabilidade para que a população idosa seja respeitada.
“Entendo que o munícipe, pela sociedade civil, com a contribuição do poder público, pode contribuir para que a população idosa seja respeitada e possa ter uma participação livre na sociedade”, afirmou. “Nós, idosos, não podemos esperar muito. É uma etapa que deve ser vivida, com tudo aquilo que lhe pode ser possível e esteja dentro do seu gosto, da sua escolha e com os seus direitos garantidos. É a última etapa da vida. Precisamos lutar contra o tempo”, observou Teca.
A gestora opinou que as leis em nível federal, estadual e municipal, assim como conferências e conselhos municipais, garantem direitos. A legislação, porém, precisa ser respeitada. “Se as leis forem aplicadas, nós teremos um envelhecimento bem sucedido. Aquilo que é bom para a pessoa idosa é bom para todo mundo. Acessibilidade, ter acesso aos serviços, receber todo o suporte social de cuidados necessários. O desrespeito à pessoa idosa está marcante no Brasil. Precisamos, a sociedade civil e o poder público, fazer um trabalho importante para combater o ageísmo”, concluiu.
O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra deste programa e dos anteriores continua disponível para visualização no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.