Início Araraquara “Canal Direto com a Prefeitura” destaca o Dia Mundial do Doador de Sangue 

“Canal Direto com a Prefeitura” destaca o Dia Mundial do Doador de Sangue 

Marcy Kitamura, enfermeira do Hemonúcleo Regional de Araraquara, destacou que a unidade opera no momento com 40% de seu estoque reduzido

O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira (14), promove a conscientização sobre a importância da doação para a saúde pública. O tema também motiva a campanha Junho Vermelho, que alerta para a necessidade do estímulo às doações durante o ano todo, porém com uma urgência ainda maior nos períodos de outono e inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias e as doações ficam em baixa. Para falar sobre o assunto, a edição desta quarta-feira do programa “Canal Direto com a Prefeitura” contou com a participação da enfermeira do Hemonúcleo Regional de Araraquara, Marcy Kitamura.

A convidada falou sobre a importância da atitude de doar sangue. “A doação de sangue é importante porque ela salva vidas. E não só salva vidas, mas melhora a qualidade de vida de alguns pacientes que necessitam de doações frequentes, como pacientes com anemia falciforme, talassemia, pacientes com câncer, leucemia, e outros que precisam de sangue para ter uma qualidade de vida melhor”, comentou.

Marcy falou também sobre o caminho que o sangue percorre dentro do Hemonúcleo. “O doador, quando chega, faz um cadastro e passa por algumas etapas antes da doação. É uma pré-triagem e uma triagem, que têm o objetivo maior de proteger esse doador. Protegendo esse doador, eu protejo quem vai receber esse sangue. Depois da coleta, esse sangue vai para um setor chamado processamento. Hoje em dia, não se usa mais pegar o sangue da bolsinha e passar no paciente. Nós processamos em três partes, visto que uma doação pode salvar até três vidas. Nós separamos a parte vermelha, que é a hemácia; temos o plasma, que falamos que é a parte líquida onde estão os anticorpos, o fator de coagulação; e temos uma parte de sangue chamado plaqueta, que é usada por pacientes com câncer, leucemia, recém-nascidos de baixo peso, prematuros, pacientes com outros cânceres de sangue”, acrescentou.

A enfermeira salientou também os requisitos básicos para os interessados em doar sangue. “A pessoa não deve ter nenhum problema de coração, pulmão, rim, fígado e nenhum problema de sistema mais grave. A pessoa tem que ter de 18 até 60 anos. Se ela doou antes dos 60 anos, pode doar até um dia antes de fazer 70. Ela tem que estar bem de saúde e pode tomar algumas medicações, pois o problema maior não é a medicação, mas o que faz a pessoa receber essa medicação. Então é importante, quando for doar, que a pessoa ligue ou agende para receber todas as orientações e saber se ela pode doar tomando esse medicamento ou não. Às vezes a pessoa não pode doar por um período ou às vezes até definitivamente. Também pedimos para avisar se tomou alguma vacina porque tem um prazo de doação com vacina e agora é época de muita gripe e resfriado. Então a pessoa não pode doar com resfriado, com gripe e nem crise alérgica”, descreveu.

O Hemonúcleo Regional de Araraquara opera no momento com 40% de seu estoque reduzido, por isso a entrevistada ressaltou a importância de atrair novos voluntários para essa causa. “Precisamos ter pelo menos 4% da população doando pelo menos uma vez ao ano. As últimas estatísticas colocam que no Brasil apenas 1% doa uma vez ao ano. Os outros 3% nós dependemos de uma medida que eu acho muito desagradável, que é ficar chamando a família de quem está internado para doar. É muito chato. Então, se eu tivesse esses 4%, eu não precisaria de alguém que está em véspera de uma cirurgia cardíaca, um paciente com com tratamento de câncer, ficar com a família procurando doadores. Infelizmente, ainda precisamos desse tipo de doador, que não é aquele que vai voluntário, mas que são os chamados doadores de reposição”, apontou Marcy.

A enfermeira deu outras orientações para os doadores. “Quem vai pela primeira vez deve evitar de ir de moto. Mesmo que seja doador de repetição, pedimos para que também não vá de bicicleta, porque não sabemos qual a reação que essa pessoa pode ter depois. Tem algumas outras recomendações. No dia da doação, pedimos para a pessoa tomar bastante água e suco, comer alimentos ricos em ferro como feijão, carne vermelha e verdura bem verde. Também pedimos para a pessoa ficar pelo menos uma hora sem fumar. Sobre bebida alcóolica, pedimos que ela, se for doar pela manhã, volte a beber só após o almoço e se for doar à tarde, beber só após o jantar. Sobre atividade física, pedimos para descansar por 24 horas após a doação e não pegar peso no braço, que pode ficar roxo e essa pessoa vai ficar brava com a enfermeira do núcleo. E se tiver algum sintoma de febre, gripe, resfriado ou suspeita de dengue, chikungunya, zika e até Covid-19, pedimos para nos avisar, da data da doação até 15 dias, porque a pessoa pode estar em um período de incubação. Dependendo do que avaliarmos no dia em que a pessoa ligar para nós, descartamos ou não a bolsa”, mencionou.

A enfermeira também falou sobre a importância do agendamento. “Como agora não estamos mais naquele auge da Covid, não é necessário agendar, mas é importante o agendamento porque vamos passar todas as orientações e fazemos um atendimento individualizado. O telefone é 3301-6102, que é fixo e WhatsApp. Às vezes a pessoa tenta ligar, é muito concorrido, infelizmente não dá sinal de ocupado e sim um sinal de chamando e fica procurando ramal. Se tiver dificuldade em falar, envie um WhatsApp que em menos de meia-hora nossas atendentes respondem para o agendamento”, concluiu Marcy.

Ao vivo

Produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.
Principais requisitos para doação de sangue:

● Apresentar documento de identidade original com foto , emitido por órgão oficial (R.G., carteira de motorista, etc);
● Ter entre 18 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos);
● Pesar acima de 50kg;
● Estar em boas condições de saúde. Entrar em contato caso faça uso regular de algum medicamento;
● Dormir pelo menos 6 horas na noite que antecede a doação;
● Realizar uma refeição completa na noite que antecede a doação (jantar), evitando comer lanches;
● NÃO FAZER JEJUM . No café da manhã fazer refeições leves e não gordurosas; (pães, bolos, torradas, bolachas etc. Alimentos que contenham carboidratos). Não ingerir alimentos gordurosos como ovo, bacon, embutidos e fritura;
● Não ingerir bebida alcoólica de 12 à 24 horas antes da doação;
● Não fumar 1 horas antes e 1 hora depois da doação;
● Em caso de 1° doação, não conduzir moto e bicicleta e não ser conduzido na garupa. Caso não seja morador de Araraquara e precise pegar pista para se locomover NÃO pode vir ou ser conduzido em moto mesmo se já for doador!
● Não praticar exercícios físicos de nenhuma natureza antes e após a doação;
● Não forçar o braço após o ato da doação para evitar sangramentos e hematomas, manter o curativo por pelo menos uma hora;
● É necessário permanecer no Serviço Hemoterápico após a doação por 15 minutos;
● Homens podem doar, no máximo, quatro vezes ao ano, enquanto mulheres, três vezes ao ano.

Deve aguardar para doar sangue:

● Quem estiver com gripe, diarreia, infecção de garganta, tomando antibiótico ou anti-inflamatório, aguardar 15 dias após estar curado;
● Quem foi submetido a cirurgia, aguardar de 3 à 12 meses , dependendo do procedimento (entre em contato conosco);
● Quem fez algum tipo de tratamento dentário, aguardar de 1 à 30 dias, dependendo do procedimento;
● Endoscopia ou colonoscopia, aguardar 6 meses ;
● Piercing, tatuagens e maquiagem definitiva, aguardar 6 meses após o procedimento;
● Quem recebeu transfusão de sangue aguardar 1 ano ;
● Piercing na língua, boca e região genital, aguardar 1 ano após a retirada;
● Acupuntura com material próprio ou descartável e feito por médicos ou técnicos autorizados, aguardar 6 meses ;
● Parto ou aborto, aguardar 3 meses . Se estiver amamentando, aguardar 1 ano ;
● Vacinas, a depender de qual vacina esperar de 48 horas à 30 dias (entre em contato conosco);
● Vacina de Sarampo aguardar 30 dias ;
● Vacina contra raiva, aguardar 12 meses (quando há mordida de algum animal);
● Quem tiver recebido soro antitetânico/antiofídico aguardar um ano;
● Quem esteve em área endêmica ou em surtos de doenças transmissíveis, aguardar um mês ;
● Quem tem pressão alta é necessário informar o medicamento que está usando;
● Pré-diabéticos dependerão da quantidade de medicamento que estão usando;

Quem não pode doar sangue?

● Portadores do vírus de HIV
● Quem teve Hepatite B e C após os 10 anos de idade (quem teve Hepatite A pode doar sob confirmação médica)
● Quem tem ou já teve câncer (exceto câncer de pele a depender do caso)
● Diabéticos
● Grávidas ou mulheres que estão amamentando
● Transplantados
● Quem já teve Malária
● Quem já teve Chagas

Avisos:

● Para  doações específicas, informar o nome do paciente e hospital no dia;
● Respeite as medidas de distanciamento, use máscara. Está proibida a entrada de acompanhantes.

Orientações para Covid-19:

–  Sintomático ou suspeita: 10 dias em casos leves após ficar sem sintomas;
– Assintomático: 10 dias após o exame – tem que trazer o exame para vermos;
– Contato com quem positivou: 7 dias após;
– Profissional de saúde que trabalha com a ala de Covid: aguardar 7 dias afastado se tiver suspeita;

Quem teve dengue:

– Sem alteração de hemograma: 30 dias sem doar;
– Com alteração: três meses;
– Hemorrágica: seis meses.

SERVIÇO:

Hemonúcleo Regional de Araraquara

Faculdade de Ciências Farmacêuticas – Unesp

Local: Av. da Saudade, 58 – Centro

Horários de coleta: de segunda a quarta-feira das 7h até 12h; quinta-feira das 7h às 15h; sexta-feira das 7h às 13h

Agendamentos: de segunda à sexta-feira, das 7h até 12h e 14h até 15h30.

Telefone/Whatsapp: (16) 3301-6102

Redação

Sair da versão mobile