Por José Augusto Chrispim
A vereadora Fabiana Virgílio (PT) lamentou o cancelamento da 25ª edição do Festival Internacional de Dança de Araraquara (FIDA) pela Prefeitura de Araraquara. O festival sempre foi uma referência no cenário da dança e da cultura, valorizando artistas locais, nacionais e internacionais, e contribuindo significativamente para o acesso à arte e à formação de público.
A Prefeitura emitiu uma nota oficial nesta quarta-feira (6), onde alegou que “A decisão foi tomada com muito pesar, diante da falta de recursos financeiros suficientes para garantir a realização do evento com a qualidade e o respeito que ele merece”.
Afronta à cultura local
A vereadora do Partido dos Trabalhadores que é uma defensora da cultura local foi ouvida pela reportagem de O Imparcial e expressou toda a sua decepção com o cancelamento deste importante evento artístico de Araraquara.
“Cancelar o Festival Internacional de Dança é um dos maiores absurdos que pode estar havendo na política local. Cultura é emancipadora de mentes e corações, cultura é vida, cultura é tudo aquilo que nos enobrece enquanto seres humanos, nos humaniza, nos identifica, faz com que a gente crie identidade, ela é a sensação de pertencimento à nossa comunidade, à nossa grande cidade de Araraquara. Cancelar o Festival de Dança é uma afronta às nossas humanidades, é uma afronta à nossa cultura local e à história de lutas e conquistas das políticas culturais de nossa cidade, e isso não pode se consolidar. Nós lutaremos bravamente para que o FIDA persista e resista na nossa cidade. É missão do chefe do Executivo, é missão da Prefeitura, conseguir recursos para poder viabilizar, principalmente todas aquelas atividades e eventos culturais que fazem parte do calendário municipal”, cobrou a vereadora.
Pilar da sociedade
Na nota, a Prefeitura ainda reconhece que “a cultura é um dos pilares da construção de uma cidade mais humana, criativa e diversa. Porém, alega que, “apesar dos esforços da administração municipal em buscar alternativas e parcerias, não foi possível viabilizar os investimentos necessários para a execução do festival em sua totalidade”.
O que é o FIDA
O Festival Internacional de Dança de Araraquara (FIDA) é um evento anual que celebra a dança em suas diversas formas, promovendo encontros entre artistas locais e de outras regiões, incluindo apresentações, oficinas e atividades formativas. O FIDA busca inspirar artistas jovens e experientes, além de fomentar o diálogo entre diferentes linguagens artísticas.
História e Evolução:
- O FIDA é produzido pela Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart.
- · O festival já chegou à sua 24ª edição, com a participação de artistas de Araraquara, do Brasil e do mundo.
- · Em 2020, o festival foi realizado em formato digital, com lives e encontros virtuais, devido à pandemia, conforme informações do Grupo Gestus.
- · A edição de 2024 teve como tema “Danças e Confluências”.
- · O FIDA também tem como objetivo criar novas oportunidades para artistas, especialmente aqueles que são racializados, conforme o trabalho de um dos co-fundadores da FUBUNATION, conforme informações da Prefeitura de Araraquara.
Atividades:
- O FIDA oferece uma variedade de atividades, incluindo:
- Apresentações de dança de diferentes estilos.
- Oficinas e workshops com artistas renomados.
- Encontros e debates sobre temas relacionados à dança e à arte.
- Atividades formativas para crianças e jovens.
Impacto:
- O FIDA contribui para a difusão da dança em Araraquara e região.
- O festival promove o intercâmbio cultural e o desenvolvimento artístico na cidade.
- O FIDA oferece um espaço para a criação e a experimentação artística, além de valorizar a diversidade de corpos e expressões na dança.
Foto: Divulgação