Início Araraquara Casal de idosos reclama de falta de medicamento no Posto de Saúde...

Casal de idosos reclama de falta de medicamento no Posto de Saúde do Jardim América

Aposentada reclama que a falta do Domperidona líquido usado para problemas gastrointestinais causa transtornos para ela e seu marido

Por José Augusto Chrispim

Apesar de ter diminuído com relação ao início do ano passado, a falta de medicamentos em postos de saúde de Araraquara é recorrente. Medicamentos de uso contínuo frequentemente não são encontrados nas unidades de saúde em vários bairros da cidade.

Uma paciente, de 67 anos, que tem um problema crônico no estômago, procurou a reportagem de O Imparcial para denunciar a falta de medicamentos no Posto de Saúde do Jardim América.

“Eu e meu esposo fazemos uso contínuo do medicamento Domperidona líquido, que é usado para tratamento crônico de intestino. Porém, tem mês que a gente encontra no posto e tem mês que não, como agora, por isso, terei que comprar. Nós fazemos uso de outros medicamentos além desse, por isso, fica muito caro para comprarmos quando falta no posto”, relatou para a reportagem de O Imparcial a aposentada Sueli Aparecida Caporal.

Problema antigo

A aposentada conta que a falta de medicamentos ocorre há muito tempo, mas piorou do ano passado em diante. “Esse problema já é antigo, um mês tem uma medicação, outro mês não tem outra. O mês passado não tinha Glicasida e tinha Domperidona, já este mês foi ao contrário”, reclama Sueli.

Para que serve o medicamento?

A domperidona é um medicamento usado para tratar problemas gastrointestinais, como náuseas, vômitos, refluxo gastroesofágico, azia, empachamento e lentidão do esvaziamento do estômago (dispepsia), acelerando o movimento dos alimentos no trato digestivo e aliviando esses sintomas. Atua como um bloqueador da dopamina no estômago, sendo eficaz para desconfortos gástricos e enjoos de diversas origens, incluindo os causados por quimioterapia ou Parkinson.

Sair da versão mobile