Na última sexta-feira (28), a cidade de São Carlos sediou a Conferência Regional da Advocacia, na cidade de São Carlos, organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que contou com a participação dos membros da equipe da Coordenadoria Executiva de Políticas Públicas Étnico-Raciais e do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, que representaram a coordenadora de Políticas Públicas Étnico-Raciais, Alessandra de Cássia Laurindo. Também participaram os integrantes da Comissão de Igualdade Racial da OAB de Araraquara.
A palestra magna foi ministrada pelo professor doutor em direito Irapuã Santana, que abordou o tema “Julgamento: Perspectiva de Gênero e Raça”. Com base em conhecimentos jurídicos, antropológicos e da psicologia, o professor abordou as problemáticas do racismo e apontou como as suas violências estão internalizadas no imaginário social brasileiro. Também falou a respeito de paradigmas racistas do século XIX que ainda afetam as vidas de pessoas negras, o que ele definiu como “trauma intergeracional”. Esse fenômeno ocorre porque as experiências do racismo deixam marcas nas gerações posteriores, ou seja, estigmas do passado que se somam aos do presente.
Segundo Thiago Rodrigues, mestrando em ciências sociais e membro da equipe do Centro Afro, é preciso que o setor público dialogue com a OAB, sobretudo com as Comissões de Igualdade Racial. “Ao estabelecermos essas parcerias, como ocorre em Araraquara, possibilitamos que ações antirracistas possam ser implementadas, como foi o lançamento do livro ‘A História Comprovada: fatos reais e as dores da escravização araraquarense”, comentou.
Em um segundo momento, o Dr. Irapuã Santana e a Dra. Dione Almeida, respectivamente presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP e diretora da Secretaria Geral Adjunta da OAB SP, juntamente com Sara Lúcia de Freitas Osório Bononi, conselheira seccional da OAB/SP, receberam em uma reunião os representantes do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, Thiago Morais e Thiago Rodrigues, e os integrantes da comissão de Igualdade Racial da OAB de Araraquara, os doutores Lucia Helena Andrade, Vanessa de Oliveira, Sandra Mara e Claudio Claudino, junto a outros advogados negros, também representando as Comissões de Igualdade Racial de suas determinadas cidades. Nessa roda de conversa, o assunto principal foi a importância das comissões para o combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
Thiago Morais, estudante de administração pública e também representante do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, também valorizou o encontro. “Pautar o direito e o desenvolvimento de políticas públicas antirracistas perpassa por diálogos e a construção de colaborações como a desenvolvida em conjunto a Ordem dos Advogados Subseção de Araraquara, que colabora junto ao programa SOS Racismo, mantido pela Coordenadoria Executiva de Políticas Públicas Étnico-Raciais do município, onde podemos pautar o desenvolvimento e soluções conjuntas, objetivando por meio desse diálogo alcançar a população negra em sua total necessidade, entendendo que a construção ampla dessas políticas beneficia a busca por uma sociedade mais equânime. Realizamos no último período ações como a audiência pública onde questionamos a atuação do judiciário em relação aos casos de racismo”, comentou.
Claudio Claudino, advogado e vice-presidente da Comissão de Comissão de Combate a Discriminação Racial OAB Araraquara, também falou sobre o evento. “Entendo que esta comissão tem um destaque histórico regional com seu trabalho, desde de quando era presidido pela Dra. Rita de Cássia, em suas parcerias com as universidades e poderes públicos, tanto no legislativo como no executivo, e em especial com o Centro de Referência Afro Mestre Jorge. Este encontro regional da advocacia, que foi realizado na cidade de São Carlos com a palestra inicial do Dr. Irapuã Santana abrindo este evento, confirma esta união regional de profissionais na área advocatícia comprometidos com a luta antirracista”, concluiu.
Segundo a OAB SP, essa conferência faz parte de um evento maior que tem por objetivo realizar 14 encontros por todo o estado de São Paulo, abordando diversos temas que tangem o direito.