Início Araraquara Centro Afro recebe roda de conversa sobre a história da capoeira

Centro Afro recebe roda de conversa sobre a história da capoeira

Atividade integra a programação do Novembro Negro em Araraquara

Nesta quarta-feira (23), às 19h, o Centro de Referência Afro Mestre Jorge, que fica na Avenida Mauá, 377, Centro, recebe a roda de conversa “A importância dos grupos de capoeira na formação dos praticantes”, atividade que integra a agenda da Semana Municipal de Capoeira e também do Novembro Negro, programação desenvolvida em alusão ao Mês da Consciência Negra e promovida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Étnico-Raciais. 
A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, falou sobre a importância do encontro. “Foi uma honra para o Centro de Referência Afro ser parceiro da Semana Municipal de Capoeira, que está sendo realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio do Programa Oficinas Culturais Municipais, pois acontece simultaneamente à programação do Novembro Negro. Temos o privilégio de ter em nossa cidade mestres que são referências para toda uma geração e não deixaram o legado da capoeira se extinguir e isso é fundamental, pois uma cultura que nasceu da resistência até hoje permanece driblando os desafios. A roda de conversa terá como objetivo enfatizar justamente a necessidade da perpetuação de uma cultura secular, conscientizando o público presente do seu valor e a importância de mantê-la viva”, comentou.

A programação do “Novembro Negro” foi aberta no último dia 7 com a instalação do banner com a frase “É preciso ser antirracista!” no Paço Municipal e a inauguração da Escada Antirracista na Câmara, além da exposição “A percepção das Invisíveis” e a audiência pública “Araraquara é Antirracista?”, também na Câmara. A agenda contou ainda com um ato em comemoração ao Dia da Umbanda e também envolveu a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares e Dr. Laphaeytthi Alves, Encontro de Batuqueiros, 16ª Marcha da Consciência Negra (que foi unificada com as marchas do “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas” e do “Dia Internacional da Memória Trans”), encontro de samba-rock com DJs de Araraquara, FeirAfro e também uma visita ao casarão histórico do Assentamento Bela Vista.

Haverá ainda show com Renato da Rocinha e workshop “Formação de Líderes Negros Importam”. A festa de encerramento da programação acontece no dia 3 de dezembro no Daae, com a apresentação “Aplauso a todos os Sambas – Luzes do Natal”, porém nos dias 7 e 8 de dezembro será realizada a Oficina de Esculturas Afros de Jornal, que concluirá a agenda. Confira abaixo a programação com os próximos eventos:

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO NEGRO

23 de novembro
Roda de Conversa sobre a história da Capoeira – Local: Centro de Referência Afro

26 de novembro
22h – Show com Renato da Rocinha – Local: ASCAR
Por adesão. Promoter Cristiano Produções – (16) 99703-0560

29 de novembro
18h30 – Workshop “Formação de Líderes Negros Importam” – Local:  Auditório da OAB
Parceria com a Comissão de Combate à Discriminação da OAB e a Empresa YPY Soluções

3 de dezembro
Encerramento da Programação – Aplauso à todos os Sambas – Luzes do Natal
Local: DAAE

Dias 7 e 8 de dezembro
14h – Oficina de Esculturas Afros de Jornal, com vestimentas e acessórios, com a Professora e arte educadora Fátima Barbosa
Local: Quilombo Rosa

Redação

Sair da versão mobile