Na última terça-feira (12), a coordenadora de Políticas Étnico-Raciais da Prefeitura de Araraquara, Alessandra Laurindo, esteve na E.E. Profª Letícia Godoy Bueno Carvalho Lopes, no Jardim das Roseiras, onde pautou a questão racial com alunos do 1A, 1B, 2A, 2B, 3A, 3B e 3C, a convite do Grêmio Estudantil da unidade, que está propondo uma série de debates que despertem a reflexão dos alunos.
Na oportunidade, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela coordenadoria através do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” e da Casa SP Afro “Oswaldo da Silva – Bogé”, estimulando os mesmos a frequentarem os espaços, bem como divulgar o trabalho do SOS Racismo.
Alessandra Laurindo comentou sobre a importância da iniciativa. “As atividades realizadas no ambiente escolar são sempre muito proveitosas para se ter um retorno sobre como a sociedade vem pensando sobre o tema e como podemos enfrentá-lo, visto que temos uma diversidade na representatividade de alunos. Para além disso, as discussões servem também como um alerta, pois o racismo se molda a cada dia e cria novos mecanismos de exclusão e perversidade”, apontou.
A atividade foi acompanhada pelo professor Hugo Saulino, que tem realizado um trabalho muito importante no processo de construção da conscientização racial dos alunos, bem como pela direção da escola.
O número do Programa SOS Racismo é o (16) 99626-9466, sendo este um canal de orientação e acompanhamento das denúncias de todas as formas discriminação de cunho racial, injúria e preconceito motivado pela cor da pele.