Início Araraquara Centro de Referência da Mulher recebe “Café das Pretas com Debate”

Centro de Referência da Mulher recebe “Café das Pretas com Debate”

Atividade marcada para as 19h desta segunda-feira (17) integra a programação "Julho das Pretas"

Nesta segunda-feira (17), às 19h, o Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti” (Avenida Espanha, 532, Centro) receberá o Café das Pretas com Debate, com o tema “Enegrecer as ações de enfrentamento e atendimento”, com apoio do Aquilombamento das Promotoras Legais Populares Pretas de Araraquara.
A coordenadora de Políticas para Mulheres, Grasiela Lima, destacou a importância desse debate. “Entendemos que não é possível discutir violência contra as mulheres no nosso país sem discutir racismo e sexismo, sendo assim o Julho das Pretas desse ano traz uma importante ação para dar maior visibilidade à problemática da violência contra as mulheres negras e buscar soluções efetivas para a sua superação, a começar pela violência estrutural, que é a violência da fome, pois a insegurança alimentar atinge mais as mulheres negras. Além disso, outros dados são alarmantes, pois as mulheres pretas são 58,86% por cento das vítimas de violência doméstica, 53,6% das vítimas de mortalidade materna, 65,9% das vítimas de violência obstétrica. E nesse cenário de desigualdades e violências, o feminicídio, o trânsfeminicídio e a violência institucional também impactam mais as mulheres pretas. Dessa forma, entendemos a urgência e necessidade de enegrecer a discussão e execução das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, buscando alternativas de superação desse grave quadro de violação de direitos humanos das mulheres pretas no nosso país, no nosso estado e na nossa cidade”, apontou.

A ação integra a programação “Julho das Pretas”, programação realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais e Coordenadoria de Políticas para Mulheres. Trata-se de uma ação que visa fortalecer as organizações protagonizadas por mulheres negras, reforçar as pautas de gênero e raça, trazer mais visibilidade à essa luta e exigir políticas públicas. A agenda também é inspirada no fato de julho ser o mês de fortalecer o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (dia 25), o Dia Nacional de Tereza de Benguela (25) e o Dia da Mulher Africana (31).

A programação terá sequência até o dia 30, com uma agenda composta por oficinas, debates, Prêmio Drª Rita de Cássia e a Feira & Festa Afro Kilombô.  

PROGRAMAÇÃO – JULHO DAS PRETAS

17 de julho, segunda-feira
19h – Centro de Referência da Mulher
Café das Pretas com Debate: “Enegrecer as ações de enfrentamento e atendimento”
Apoio: Aquilombamento das Promotoras Legais Populares Pretas de Araraquara

De 20 a 24 de julho
Encontro Nacional da Rede de Mulheres Negras no Combate à Violência em Salvador

25 de julho, terça-feira
19h – Casa SP Afro
“AfroDivas – Jornada do Conhecimento” – (empoderamento através da estética)
– Oficina de confecção Tiaras e Colares e debates sobre o empoderamento feminino/ Políticas para mulheres negras.
Com as artesãs: Mari & Meri, que irão proporcionar a oportunidade de se encantar ao criar tiaras e colares, numa oficina prática e muito divertida.
– Estética e cuidados essenciais: Cabelos, pele e maquiagem.
Parceria com MEA – Afro

27 de julho, quinta-feira
19h – Casa SP Afro – Brasil
Prêmio Drª Rita de Cássia – (Premiação que homenageia anualmente dez mulheres negras (pretas, pardas, latino-americanas e caribenhas) que se destacaram profissionalmente ou prestaram relevantes serviços na área social, tendo como objetivo a valorização da mulher afrodescendente no contexto da cidadania.

29 de julho, sábado
A partir das 18h – Praça da Independência
Feira & Festa Afro Kilombô   

30 de julho, domingo
A partir das 10h – Praça da Independência
Feira & Festa Afro Kilombô 

Parceiros:
Frente Parlamentar Antirracista
MEA-Afro
Coletivo Cadê Tereza
Secretaria Municipal de Cultura / Fundart
(Coordenadoria Executiva de Acervos e Patrimônio)
Aquilombamento das Promotoras Legais Populares Pretas de Araraquara
MariBiju

Redação

Sair da versão mobile