A comunidade escolar do Centro de Educação e Recreação (CER) Professora Maria Enaura Malavolta Magalhães, no Vale do Sol, se reuniu no último sábado (19) para celebrar os 30 anos de inauguração da unidade. A escola foi inaugurada em agosto de 1992 e desde então vem contando histórias e construindo memórias na vida das crianças, pais, professores e demais profissionais da educação que por ali passaram ao longo de 30 décadas.
As pessoas presentes na festa puderam conhecer o CER por meio de exposições que reuniram vídeo, fotografias, objetos e representações gráficas. Relatos de pessoas que passaram pela unidade e colaboraram de alguma forma com a sua história também ajudaram na composição dessas memórias.
Segundo a diretora Maria Lígia Sachs Zulmires de Campos, o levantamento do material exposto foi feito ao longo deste ano de 2022.
“Também refizemos a identidade visual, que antes era um desenho representando crianças analógicas, transformando esse desenho em representação às crianças tecnológicas, que são o público atual. E fizemos um selo comemorativo dos 30 anos e camisetas para a equipe”, acrescenta ela.
A exposição contou um pouco das conquistas da escola, divididas por décadas, incluindo uma história em quadrinhos contando como era a vida da agente educacional Rosângela, que morava no bairro na época em que a escola foi inaugurada; um painel com os nomes dos funcionários já falecidos e um poema da merendeira Nice, escrito especialmente para o aniversário de 30 anos da escola, além das muitas fotos e objetos.
Também em uma das salas foi reproduzido aos visitantes um vídeo comemorativo com imagens da rotina dos alunos e declarações de ex-servidores e servidores, entre eles a ex-diretora Maria José, cuja gestão se estendeu por muitos anos e marcou a comunidade escolar, e a atual diretora Maria Lígia, que assumiu o cargo há 2 anos. Eles apontaram desafios e conquistas da comunidade escolar nos últimos 30 anos.
“Foi um dia muito especial. Visitaram a exposição alunos e familiares, ex-funcionárias e ex-alunos, alguns que hoje têm seus filhos matriculados na escola, e duas ex-diretoras: a Júlia Pimenta, que foi a primeira diretora, e a ex-diretora Maria José, que ficou no cargo por 24 anos, além da supervisora de ensino Amine e a coordenadora técnica da Educação Infantil, Maria Angélica”, descreveu Maria Lígia.
O vídeo comemorativo, que também possui algumas imagens aéreas do bairro e da escola feitas com um drone, foi um presente da ex-aluna e atriz Larissa Mariano, em parceria com Lucas Tanuri, profissional de artes visuais.
“Esse processo todo permitiu o reencontro com pessoas e o resgate das memórias da escola. E nossa celebração só foi possível graças ao envolvimento e comprometimento desta equipe que não mede esforços para fazer tudo acontecer e que trabalha sempre com muita disposição na busca por uma educação infantil pública de qualidade”, concluiu a diretora Maria Lígia Sachs Zulmires de Campos.