Chegou o dia tão aguardado pelos araraquarenses amantes do basquetebol. O Ginásio do Gigantão receberá neste sábado (8) o Jogo das Estrelas da Liga de Basquete Feminino (LBF), competição que reúne as maiores potências da modalidade no Brasil.
Além da importância esportiva, o evento também tem caráter solidário, já que cada entrada deverá ser trocada por um quilo de alimento não perecível. Os produtos arrecadados serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade de Araraquara.
A troca de ingressos para o público geral começou na última quarta-feira (5), limitada a quatro ingressos por pessoa. Os locais de troca são a Secretaria de Esportes e Lazer (das 8h às 12h30 e das 14h às 16h30), que fica no próprio Gigantão, e o Sesi Araraquara (das 12h às 18h30), na Vila Xavier.
A programação esportiva começa à tarde, às 14 horas, com a abertura dos portões para o jogo Sesi Araraquara x N.B. Arceburgo, da categoria sub-15 da Liga Difusão. Às 16 horas, será feita uma atividade com crianças do Sesi, chamada “Estrelinhas do Basquete”. Um torneio 3×3 virá logo em seguida.
O início dos desafios está marcado para 18h30, com enterradas, habilidades e três pontos. Já às 20 horas, a bola sobe para o Jogo das Estrelas entre as equipes definidas pelas capitãs Aline Moura (pivô do Sesi Araraquara) e Raphaella Monteiro (ala do Sampaio Basquete), as melhores votadas na eleição popular.
Homenagem no intervalo
A edição 2019 do Jogo das Estrelas homenageará os 25 anos da conquista do Mundial de 1994 pela “Geração de Ouro” da nossa Seleção Brasileira, com a participação de diversas campeãs no evento. Foi em 1994 que a seleção feminina de Miguel Ângelo da Luz dava os passos rumo a eternidade de uma conquista tão linda quanto improvável – a última em torneio de expressão do basquete brasileiro aliás. Lideradas por Hortência (a cestinha da competição), Paula e Janeth (em média, 70 dos 98 pontos do time saíram do trio), aquela equipe encantou o mundo e merece lembranças pra sempre. O time contava ainda com outros ícones do esporte como Leila, Helen, Dalila, Alessandra, Cintia, Ruth, Simone Pontello.
E a cidade de Araraquara tem um motivo a mais para celebrar a conquista, já que uma araraquarense integrava o esquadrão. Trata-se de Roseli Gustavo, que hoje atua como coordenadora de Esportes e Lazer e também integra a comissão técnica do time do Sesi/Araraquara.
Em sua fala na coletiva, o prefeito Edinho enalteceu a história da campeã. “Roseli é o maior símbolo esportivo de Araraquara. Nenhum outro atleta construiu a história que a Roseli construiu. Todas as campeãs serão homenageadas, mas, para nós de Araraquara, o Jogo das Estrelas tem uma homenageada especial”, destacou o prefeito.
Roseli relatou sua expectativa. “Quando a homenagem é na minha cidade, é muito especial. Toda a região vai poder vir para cá para assistir ao jogo. Todas as meninas estão vindo para cá com muita alegria. Será uma grande festa solidária. Para essa festa ser completa, o público deve comparecer”, analisou.
Por uma boa causa
O presidente da LBF, Ricardo Molina, afirmou que a partida será um momento histórico. “Araraquara é uma cidade que sempre respirou basquete. E a LBF não é só bola ao cesto, também tem papel social, de ajuda às entidades. Faz parte do DNA do basquete feminino. Nós iremos trazer as melhores jogadoras de basquete do Brasil e homenagear as campeãs de 1994. Vamos nos desdobrar para fazer o melhor Jogo das Estrelas”, afirmou Molina.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva, lembrou que os alimentos arrecadados são essenciais no combate à vulnerabilidade social. “Estamos em um momento de muito desemprego e vulnerabilidade. A arrecadação é de vital importância. Nossa expectativa é que os ingressos se esgotem e a gente consiga dar socorro às famílias que mais necessitam”, afirmou Cidinha.
Mais informações podem ser obtidas em http://www.lbf.com.br/jogodasestrelas2019