Início Araraquara “Choro das Águas – Especial 207 anos de Araraquara”: programação na Praça...

“Choro das Águas – Especial 207 anos de Araraquara”: programação na Praça do Daae segue do feriado até domingo (22 a 25)

Feira de Artesanato, Feira das Nações e Comboio Food Trucks na programação diária, além de sábado com recreação infantil e domingo com três atrações musicais

O Choro das Águas ganha uma programação especial no aniversário dos 207 anos de Araraquara, com a sua realização seguindo da quinta-feira, feriado do aniversário de Araraquara, dia 22, até o domingo, dia 25. A programação vai reunir: Feira de Artesanato, Feira das Nações (dias 24 e 25) e Comboio Food Trucks, além de recreação infantil no sábado (24) e três atrações musicais e performance no domingo (25).

A programação terá início às 16h, todos os dias. No sábado haverá recreação infantil com Matheus Xavier Rodrigues e a Oficina de ritmos brasileiros com tambores recicláveis (16h), enquanto no domingo terão as seguintes atrações: a performance “Esperar Cansa” (16h), Pagode do Boaê (17h às 18h), Banda Soul da Ilha (18h às 19h30) e Sofia Seabra (19h30 às 20h40).

A Feira das Nações, evento promovido pela Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos nos dias 24 e 25, visa dar conhecimento aos imigrantes que residem em Araraquara, para além de promover suas nacionalidades.  Nesta edição estão confirmadas a participação das nações: México, Japão, Venezuela, Síria, Cabo Verde e Guiné Bissau. Além disso, devido à grande demanda recebida durante as últimas edições, também foi incluída a comida brasileira pertencente a outras regiões do Brasil.

Dentre as comidas, destaque para: tacos, nachos, burritos, arepas venezuelanas, bolo de 3 leites, shawarma, bobotie, cachupa, ponche da mancarra, yakisoba, oniguiri e acarajé. Vale destacar que a Feira das Nações é uma oportunidade também de inserir os imigrantes da cidade na economia local, visto que muitos deles possuem grandes dificuldades de arrumar um emprego por diferentes questões: barreira linguística, medo, preconceitos enfrentados, entre outros. A Feira será realizada nos dias 24 e 25 de agosto, das 16h às 21h.

Já a Feira de Artesanato reúne artesãos e empreendedores da cidade e região, com trabalhos manuais, criativos e originais, com ótimos preços e sugestões de presentes. Produtos variados, desde decoração a artigos domésticos e brinquedos, podem ser encontrados nos estandes. Durante todos os dias do Choro Especial, os expositores marcarão presença na Praça do Daae.

A programação gratuita do Choro das Águas é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com o apoio do Daae Araraquara e Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos).

·         Sábado, 16h, Oficina de ritmos brasileiros com tambores recicláveis, com Matheus Xavier Rodrigues

A Oficina de ritmos brasileiros com tambores recicláveis busca unir a prática rítmica e o desenvolvimento da coordenação motora executando ritmos como samba, baião e maracatu, junto com a conscientização em relação a importância do uso de instrumentos de materiais recicláveis. Um primeiro contato com ritmos brasileiros, que estão muito presentes na nossa cultura, se mostra importante para uma musicalização e conscientização desde a infância, com o objetivo de promover um movimento de identidade e assimilação de ritmos surgidos em nosso país, além de valorizar elementos da cultura afro-brasileira.

A oficina também tem como objetivo incentivar os participantes a reconhecer rítmicas, e sons que diversos materiais, que utilizamos no dia a dia, podem produzir, principalmente se tocados de forma sincronizada e coletivamente.

·         Domingo, 16h, “Esperar Cansa” (Projeto-Cabeção)

A performance “Esperar Cansa” apresenta o projeto “Cabeção cansado pela Morada do Sol” – uma proposta artística híbrida que cruza elementos do teatro, da dança, das artes visuais e do audiovisual, contemplada pela Lei Paulo Gustavo (LPG) via edital de Araraquara.

Nesta instalação performática é apresentado o personagem “Cabeção”, um ser extraterrestre que cruza diferentes paisagens da cidade abrindo brechas de fantasia ao interagir com os espaços e com as pessoas que os ocupam.

·         Domingo, 17h às 18h: Pagode do Boae

O Pagode do Boaê é marcado pela alegria e diversão, com clássicos variados executados com muita musicalidade, incorporando pagode e samba com arranjos, ritmos e estilos musicais globalizados – o que agrada a todos os ouvidos.

O universo da música e da criatividade brasileira ultrapassa todo e qualquer gênero musical com as levadas, arranjos e alto-astral do Pagode do Boaê, propondo várias sintonias musicais, trazendo uma experiência única para o público.

Com um show rítmico impactante na execução de sucessos dos anos 90 e as atuais (misturas de músicas e gêneros diferentes durante a mesma execução) que passam desde um ritmo Pop ao Funk Brasileiro, e sem esquecer o ritmo que é a marca forte da música brasileira: o samba enredo. Animação garantidíssima.

·         Domingo, 18h às 19h30: Soul da Ilha

A banda Soul da Ilha apresenta o show “O melhor do Soul Music”, com um repertório único que mescla diferentes gêneros musicais, proporcionando uma experiência musical envolvente e emocionante.

Neste show do aniversário de Araraquara o público vai poder curtir: Soul, Black Music e Pop, com sucessos de Djavan, Tim Maia, Seu Jorge, Claudinho e Buchecha, Coldplay, Amy Winehouse, Bruno Mars, Michael Jackson, The Weeknd, James Brown, Bob Marley – entre outros.

Soul da Ilha nasceu em Ilhabela e tem como integrantes jovens músicos que tem se destacado no cenário musical de Araraquara e região. Apesar da pouca idade, os músicos contam com muitos anos de estudos e muita experiência atuando no Projeto Guri e Grupo de Referência de São Carlos, Conservatório de Tatuí, tocando com músicos renomados, além de serem maestros nos projetos musicais Família Afroson e Banda Marcial Chiquinha Gonzaga.

Soul da Ilha é formada por: Guilherme Martins Bridarolli (bateria e vocais), Kevin Portugal (vocais, guitarra, violão, cavaquinho), Luizinho Silva (teclado, sintetizador, guitarra, cavaquinho, trompete, saxofones e vocais) e Paulo Bridarolli (baixo elétrico).

·         Domingo, 19h30 às 20h40: Sofia Seabra

O show “Uma viagem musical pelos clássicos do pop rock”, de Sofia Seabra, apresenta um repertório que contempla clássicos do pop rock através das décadas de ouro do gênero, dos anos 70 aos anos 90, com uma variedade de artistas e bandas internacionais e nacionais.

Sofia Seabra leva sua paixão pelo rock brasileiro ao apresentar sua principal influência, a banda Engenheiros do Hawaii, que teve um papel fundamental na construção de sua identidade musical.

O repertório apresenta ainda: RPM, Capital Inicial, Kid Abelha, Nenhum de Nós, Roupa Nova, Cássia Eller, Cazuza, Ritchie Legião Urbana, além de Queen, Pink Floyd, Oasis, Guns N’ Roses, Creedence Clearwater Revival, Steppenwolf, Elvis Presley, Chris Isaak, The Cranberries, Scorpions – entre outros.

A cantora, em 2022, conquistou o 2º lugar no Concurso Municipal Consetrans, na categoria música. No ano seguinte, em 2023, representou Araraquara cantando no Programa Raul Gil, no SBT.

SERVIÇO:

“Choro das Águas – Especial 207 anos de Araraquara”

22 de agosto (quinta-feira)

16h: Feira de Artesanato e Comboio Food Trucks

23 de agosto (sexta-feira)

16h: Feira de Artesanato e Comboio Food Trucks

 24 de agosto (sábado)

16h: Feira de Artesanato, Feira das Nações e Comboio Food Trucks

16h: Atração infantil: Matheus Xavier Rodrigues

25 de agosto (domingo)

16h: com Feira de Artesanato, Feira das Nações e Comboio Food Trucks

Atrações:

16h: performance “Esperar Cansa”

17h: Pagode do Boaê

18h: Banda Soul da Ilha

19h30: Sofia Seabra (rock nacional)

Grátis

Redação

Sair da versão mobile