Início Araraquara Cia. Papapumpá encerra temporada de “FerroVias” na manhã deste domingo (22)

Cia. Papapumpá encerra temporada de “FerroVias” na manhã deste domingo (22)

Apresentação no Museu Ferroviário, às 10h30, faz parte da programação do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara

A Cia. Papapumpá encerra a temporada do espetáculo de sapateado “FerroVias” neste domingo (22), no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, dentro da programação do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara. A apresentação gratuita será às 10h30 e inclui recursos de acessibilidade: Libras e Audiodescrição. É só chegar! Não há  necessidade  de retirar ingressos antecipadamente.

Depois de estrear em Araraquara e participar com grande sucesso de apresentações nas cidades de São Carlos, Santa Rita do Passa Quatro, Porto Ferreira, Jaú, Barra Bonita, Bueno de Andrada e Olímpia, “FerroVias” retorna ao Museu Ferroviário, para apresentação gratuita. O espetáculo circulou pelo interior do Estado priorizando o espaço público em cidades que guardam uma relação cultural potente com suas antigas estações ferroviárias.

O encontro do ferro do sapato com o ferro dos trilhos originou o espetáculo que se pauta no patrimônio ferroviário da cidade de Araraquara e parte de uma relação afetiva, sensível e imaterial do patrimônio cultural de sua comunidade.  

“’FerroVias’ é uma celebração a esta cultura ferroviária tão marcante em nossas vidas e que, na contemporaneidade, volta a ser tema de políticas públicas que voltaram a refletir a importância da mobilidade e da sustentabilidade dos meios de transporte, logística e locomoção”, explica Weber Fonseca, produtor do espetáculo.

A artista idealizadora do projeto Dani Perez completa dizendo que, poeticamente, o espetáculo busca sensibilizar o público sobre os fluxos da vida entre chegadas e partidas. Dani, que também assina a coreografia – explora cada vez mais o uso de elementos percussivos em seu trabalho, possibilitando uma “independência” do acontecimento artístico em relação à estrutura do palco convencional.

“A gente vai contando essa história e dançando por todo o espaço. É um espetáculo itinerante. Então, você pode trazer uma cadeirinha de praia ou um banquinho e ir se acomodando para assistir nosso FerroVias!”, comenta Dani.

Muitos são os elementos utilizados pela companhia como “palco”: trilhos de trem, caixas e placas de madeira, pedras, instrumentos musicais e o próprio corpo, além da palavra falada e cantada. Assim, as apresentações são dinâmicas em praças públicas/estações de trem utilizando-se de diferentes suportes e ainda contando com a participação percussiva da plateia em determinados momentos, num modelo de oficina coletiva.

Neste espetáculo, a direção criativa para o cenário é baseada em “trilhos de ferro” como suporte para a execução sonora do sapateado. Malas de viagem – entre outros elementos cênicos – são produzidas em madeira funcionando como bases percussivas para a execução coreográfica. Já a trilha sonora original – composta por Fernando Galeane – traz referências de variados sons ligados ao universo ferroviário como apito, o escape da fumaça, freios, a engrenagem e elementos onomatopeicos. O objetivo é compor uma paisagem sonora, tendo como inspiração a música popular brasileira a fim de se compor uma base para a execução sonora do sapateado.

O espetáculo conta com os bailarinos: Daniela Perez, Giovane Marques, Lídia Duarte, Nara Féres e Thauana Souza. “FerroVias” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Proac, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura – Fundart, Renata Crespi Ballet, Açaizeiro e Vídeo In Foco Filmes.

 SERVIÇO:

Espetáculo de sapateado “FerroVias”

Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, s/n° – Centro)

Data: 22 de setembro (domingo)

Horário: 10h30

Grátis

Redação

Sair da versão mobile