Nas festividades pelos 206 anos que serão completados em 22 de agosto, Araraquara vai sediar dois dias antes (no domingo, dia 20), a oitava etapa da Copa São Paulo de Ciclismo “Troféu Anésio Argenton”, em homenagem ao atleta que acumulou diversas conquistas na carreira.
A partir das 9h, com 11 categorias e quatro largadas, a prova será disputada num percurso de 3,56 quilômetros da Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), entre o balão do Posto Pirâmides e o Terminal Central de Integração.
Segundo o técnico e também ciclista da equipe da Fundesport, João Mantovani, a expectativa é que até 150 atletas de várias regiões do Estado de São Paulo, e de outras cidades brasileiras, participem da corrida.
Vale destacar que o homenageado desta etapa da Copa São Paulo em Araraquara, Anésio Argenton, é considerado o maior ciclista brasileiro de todos os tempos em provas de pista.
Nascido em Boa Esperança do Sul, em 1931, e falecido em 2011 em Araraquara, onde viveu por muitos anos, Argenton ainda mantém o melhor resultado do ciclismo brasileiro em Olimpíadas – em Roma (Itália), em 1960 – e é detentor da única medalha de ouro do Brasil, nos Jogos Pan-Americanos de Chicago (EUA), em 1959.
Ainda vale ressaltar que os melhores resultados obtidos da Copa São Paulo, no dia 20 de agosto, também valerão pontos aos ciclistas para o ranking paulista.
Fotos: Tetê Viviani – Arquivo/Secom