Educação, neurodiversidade e inclusão serão os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) este mês. As atividades acontecerão no Plenário da Câmara e integram o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”, criado em 2024.
O encontro, que chega a sua segunda edição neste ano, pretende promover a formação continuada da população, por meio de palestras que ofereçam conteúdos atualizados sobre essas condições específicas e estejam também relacionados a aspectos emocionais, sensoriais e cognitivos.
O evento é gratuito e será realizado nos dias 28 e 29 de agosto (quinta e sexta-feira), das 13 às 17 horas, com a mediação do psicólogo Lucas Perches. Haverá a participação de quatro especialistas, que discutirão assuntos relacionados ao processo de aprendizagem e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.
No primeiro dia, Júlia Bueno abordará “O impacto das disfunções sensoriais nas AH/SD”, enquanto Patrícia Contreras Campesan debaterá o “PEI e as Altas Habilidades/Superdotação”. No encerramento da programação, Ana Paula Poli falará sobre “TDAH e Funções Executivas: impactos na aprendizagem” e Thais Fernanda Rodrigues finalizará as apresentações com “TDAH e Emoções Estratégicas e Práticas de Manejo Emocional”.
As vagas para participação presencial já estão esgotadas, mas os interessados ainda podem fazer a inscrição para a modalidade online e assistir às palestras ao vivo pelo Youtube e Facebook da Câmara, basta clicar neste link. Serão emitidos certificados a todas as pessoas que assinarem a lista de presença que será disponibilizada durante as atividades.
Conheça o mediador e as palestrantes
Lucas Perches: associado à Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, psicólogo, mestre em Psicologia, neuropsicólogo e especialista em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico.
Ana Paula Poli: pedagoga (Unesp – Araraquara), mestra e doutora em Educação Escolar (Unesp – Araraquara), psicopedagoga clínica e institucional em avaliação e intervenção nos processos de aprendizagem (Instituto Singularidades) e especialista em Violência Escolar (Fiocruz).
Júlia Bueno: terapeuta ocupacional (Unesp), formação em Seletividade Alimentar pela SOS Approach to Feeding, Intervenção Precoce no Autismo e Certificação Internacional de Integração Sensorial de Ayres.
Patrícia Contreras Campesan: graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Psicologia, na linha de Análise do Comportamento e Cognição, Psicopedagoga, Membro do GrupoH (Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano), associada ao ConBraSD (Conselho Brasileiro para Superdotação), presidente da Associação de Licenciados em Educação Especial (ALEE). Atua com Atendimento Educacional Especializado, Ensino Colaborativo com escolas e na clínica, atendimento de crianças e adolescentes com deficiência intelectual, TEA e altas habilidades/superdotação, com foco no Plano Educacional Individualizado (PEI).
Thais Fernanda Rodrigues: psicóloga infantil especializada em Análise do Comportamento Aplicada e Habilidades Sociais.