Início Araraquara Cidade debate em simpósio conscientização do autismo

Cidade debate em simpósio conscientização do autismo

Com apoio da Prefeitura, evento será realizado pela Ampara, nesta sexta-feira (25), na Biblioteca Municipal

Com apoio da Prefeitura, a Ampara (Associação de Pais e amigos dos autistas de Araraquara e mãe atípica), em parceria com a Assessoria de Polícias Públicas para PCDs – órgão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania -, realizará na cidade, nesta sexta-feira (25), o simpósio “Ampara – pela conscientização do autismo”.

Direcionado a educadores, profissionais da área da saúde e a pais e amigos dos autistas, cujas 260 vagas já foram preenchidas em inscrições prévias, o evento será realizado na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, com uma série de palestras, os períodos de manhã e tarde.

Vale destacar que no site da Prefeitura (araraquara.sp.gov.br) pode ser conferido, em destaque de capa, o ciclo de palestras temáticas e a relação dos palestrantes convidados.

De acordo com a assessora especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, Daniela Wetterich Marmorato, o autismo ainda é cercado por desafios e barreiras que afetam o dia a dia de muitas famílias.

Conforme acrescenta, pessoas autistas enfrentam dificuldades no acesso à educação, ao emprego, aos sistemas de saúde e assistência social, além da discriminação e do capacitismo que ainda persistem.

“É fundamental que indivíduos com autismo, seus familiares e cuidadores encontrem apoio, informação e oportunidades para crescer, desenvolver habilidades, criar laços e viver com dignidade, em uma sociedade que compreenda e valorize as diferenças”, enfatiza Daniela.

Por isso, eventos como este, promovido pela Prefeitura, em parceria com a Ampara, são tão importantes, ainda segundo Marmorato. Eles não só oferecem um espaço de acolhimento e troca de experiências, mas também promovem a conscientização, derrubam estigmas e reforçam o compromisso com a inclusão.

“A informação transforma realidades e, juntos, podemos construir uma cidade mais acessível, respeitosa e preparada para abraçar a diversidade”, reitera a assessora especial de Políticas para Pessoas com Deficiência.

Importância

Também a presidente da Ampara, Michelle Formigoni da Silva Neves, ressalta a importância do simpósio deste dia 25 de abril, em Araraquara.

“A realização deste evento é de suma importância pela inclusão, respeito e compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mais do que nunca, precisamos fortalecer a empatia e dar voz às famílias atípicas, garantindo um mundo mais acessível e acolhedor para todos”, ressalta Michelle.

Sair da versão mobile