Início Araraquara Cientistas do CDMF lançam o livro “Abordagem de fotocatálise para aplicações ambientais”

Cientistas do CDMF lançam o livro “Abordagem de fotocatálise para aplicações ambientais”

O livro trata de novas tecnologias na fronteira do conhecimento criadas a partir de materiais semicondutores

Cientistas vinculados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), acabam de lançar o livro “Abordagem de fotocatálise para aplicações ambientais”. Editado por Marcio Aurélio P. Almeida, Surender Kumar Sharma, Geraldo E. Luz Jr., Laécio Santos Cavalcante e Elson Longo, diretor do CDMF, o livro trata de novas tecnologias na fronteira do conhecimento criadas a partir de materiais semicondutores.

Diante dos desafios para a implementação de novas práticas de desenvolvimento sustentável, tendo em vista o potencial dos materiais semicondutores de produzir tecnologias para descontaminar ambientes degradados e sistemas de purificação de ar, além de gerar energia renovável, como hidrogênio verde, células a combustível ou combustível verde.

“As diversas tecnologias que os catalisadores semicondutores podem oferecer às sociedades são as propriedades que dependem da superfície ativa. Criar tecnologias para obter energia renovável, como hidrogênio verde e células solares, é tão essencial quanto criar sistemas seguros de armazenamento de energia, como baterias mais resistentes e supercapacitores eficientes. Fotocatalisadores semicondutores podem ser usados para projetar soluções para muitos problemas ambientais atuais. Construir novas tecnologias para ar limpo, tratamento de água e energia renovável é a esperança de uma vida melhor”, enfatiza na introdução Gilza MP Prazeres.

A obra reúne especialistas que “abordam o potencial dos fotocatalisadores para o desenvolvimento de novas tecnologias e a solução dos mais diversos problemas ecológicos, como a remediação de ambientes contaminados e a geração de energia renovável”.

Ao longo de 15 capítulos, os autores desenvolvem os seguintes temas: Mecanismo Fundamental para Fotocatalisadores Semicondutores; Estratégia de Síntese para Obtenção de Fotocatalisadores de Óxido; Método de Caracterização para Fotocatalisadores; Engenharia de banda de energia de fotocatálise avançada de semicondutores; Óxidos metálicos à base de Ag como semicondutores; Materiais Semicondutores para Degradação de Poluentes Orgânicos; Fundamentos da Fotoeletrocatálise para Aplicações Ambientais; Nanoestruturas de heterojunção para fotocatálise; Semicondutor Fotocatalítico para Geração de Hidrogênio Verde; Fotocatalisadores baseados em plasmônicos para remediação ambiental; Fotocatalisador para conversão de células solares; Fundamentos de Semicondutores para Supercapacitor; Nanomateriais para aplicações em células de combustível; Semicondutores Ferroelétricos para Fotocatálise.

Na apresentação, os autores destacam que, “atualmente, muitos dos avanços tecnológicos em todo o mundo são limitados pela falta de conhecimento sobre a ciência dos materiais e suas aplicações. Pesquisadores iniciantes em ciências dos materiais em todo o mundo têm tido grande dificuldade em desenvolver suas pesquisas. Este livro é destinado a estudantes de graduação e pesquisadores em ciências dos materiais. Seu objetivo é proporcionar uma maior compreensão do potencial dos materiais semicondutores para aplicações ambientais, como energia renovável, sistemas de armazenamento de energia e remediação de ambientes degradados”.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Sair da versão mobile