Início Araraquara Com novecentos inscritos, 3DBB da Uniara tem participação de cerca de 1600...

Com novecentos inscritos, 3DBB da Uniara tem participação de cerca de 1600 pessoas de 24 países, sendo a maioria mulheres

O “1º Congresso Internacional Digital em Biofabricação e Bioimpressão 3D – 3DBB”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGB da Universidade de Araraquara – Uniara, contou com a participação de 24 países e foi reconhecido por três sociedades científicas internacionais, de acordo com o professor do Programa e presidente do evento, Rodrigo Alvarenga Rezende. As atividades online, que contaram com novecentos inscritos e cerca de 1600 participantes – a maioria mulheres -, foram realizadas entre os dias 26 e 28 de agosto, com transmissão pelo YouTube do PPGB – https://bit.ly/uniara_biotec_youtube -, onde os vídeos estão disponíveis para visualização.

 

“Ao final, o 3DBB registrou, via site do evento, novecentos inscritos e, além disso, tivemos diretamente no YouTube o acesso de, pelo menos, outros setecentos participantes, o que nos credencia a dizer que tivemos participação de no mínimo de 1600 diferentes participantes. O público feminino correspondeu a 58%, registrado pelo canal. Houve participação de todas as faixas etárias, com predominância de 25 a 34 anos”, detalha Rezende.

 

Ele menciona que o último dia “contou com palestras interessantíssimas, entre elas, as de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, da Universidade Simón Bolívar e da empresa startup 3DBS,  encabeçadas pela apresentação de um dos keynote do evento, o professor Paulo Bártolo, da Universidade de Manchester”.

 

No Congresso, também foi realizado um painel ao vivo. “O ‘Quadro de Empreendedorismo’, conduzido pelos professores Hernane da Silva Barud e André Capaldo Amaral, contou com a participação de quatro empresas – três startups brasileiras da área de biofabricação e a multinacional HP do Brasil – e uma audiência de mais de 270 participantes. Esse painel trouxe uma conversa muito descontraída e informativa sobre o contexto de novas empresas na área de biofabricação e seus desafios, ainda mais neste momento de pandemia, e já visualizando o pós-momento pandêmico. O público participante teve a oportunidade de enviar em tempo real suas perguntas via chat do YouTube, o que ajudou a tornar o painel muito dinâmico e com grande interatividade entre as partes”, destaca Rezende.

 

Ao final, foi realizada a cerimônia de encerramento por meio de um vídeo gravado pelo presidente do 3DBB. “Além de um resumo do evento e dos agradecimentos a todos os envolvidos na organização e participantes, no vídeo revelei também, do total de setenta trabalhos submetidos, os três vencedores em cada umas das seguintes categorias – “Estudantes de Graduação”, “Mestrado”, “Doutorado” e “Pesquisador de Pós-Doutorado”, relata ele.

 

 

Painel Covid-19

 

“Uma galeria digital foi criada para a exibição de vídeos de grupos de pesquisa que desenvolveram e fabricaram soluções para o combate à pandemia de coronavírus – Covid-19. Essa vitrine continua disponível a todos os interessados. São vídeos curtos de cerca de três minutos – http://twixar.me/wvZm. E todo o conteúdo do Congresso, gratuito, continuará disponível livremente aos interessados por mais algumas semanas”, finaliza Rezende.

 

O CTI Renato Archer, parceiro há anos da Uniara, é coorganizador do “1º Congresso Internacional Digital em Biofabricação e Bioimpressão 3D – 3DBB”.

 

Informações sobre o PPGB-MRQM da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

Redação

Sair da versão mobile