A Operação Inverno, lançada no último dia 10 de maio pela Prefeitura de Araraquara, com o objetivo de promover a proteção social das pessoas em situação de rua, como estratégia para o enfrentamento das situações de risco decorrentes da exposição às baixas temperaturas, está em andamento através de diversas ações articuladas.
A iniciativa envolve ações integradas das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, da Saúde, Direitos Humanos e Participação Popular, Cooperação dos Assuntos de Segurança Púbica, Comunicação, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Fundo Social de Solidariedade, em parceria com organizações da sociedade civil e grupos voluntários.
As ações incluem mapeamento dos pontos de maior concentração de pessoas em situação de rua e diagnóstico de novos locais utilizados como abrigo pela população de rua, a fim de oferecer os serviços da Assistência Social e do Consultório na Rua; intensificação da abordagem em todos os pontos, em conjunto com toda a rede, no período de alertas de temperaturas que ofereçam risco a vida; encaminhamentos para equipamentos públicos de acolhimento, encaminhamento e orientação para acesso às demais políticas públicas, encaminhamentos e orientações em relação às necessidades de atendimento no campo da saúde, realização da Campanha do Agasalho; oferta de cobertores, agasalhos, sapatos, diante da negativa ao acolhimento, a fim de minimizar os impactos daqueles que decidem permanecer nas ruas; provimento de passagens intermunicipais para os itinerantes; auxílio e orientação em relação à documentação; entre outras. Ainda é implantado o reforço na busca ativa dos familiares nos territórios para contribuir para a saída da rua destas pessoas.
E, neste ano, também foi ampliado o número de vagas na Casa da Acolhida “Assad Khan”. Na data de lançamento da Operação Inverno, em 10 de maio, foi entregue a obra de reforma e ampliação do local para oferecimento de mais vagas. Outra melhoria no espaço foi a ampliação da capacidade de acolhimento dos animais das pessoas atendidas com a construção do canil.
E a eficiência de todas essas ações também conta com a colaboração da população. A exemplo do ano passado, foi disponibilizado um telefone celular para uso exclusivo da equipe de abordagem social, com a finalidade de facilitar o contato da população, que poderá utilizar o canal para sinalizar ou alertar sobre pessoas que estejam em risco devido as temperaturas mínimas. O telefone é o (16) 99782-3770, disponibilizado para este fim das 8h às 20h, de segunda a segunda.
A população também pode ligar na Casa de Acolhida, pelo telefone (16) 3336-7510, das 20h às 8h, de segunda a segunda, e do Centro POP, no (16) 33312313, das 8h às 16h, de segunda a sexta.