Tudo começou em 1970, com a vinda de um aspirante a Tenente Walter Gomes de Oliveira (PMESP) junto com o Presidente da Sociedade dos Amigos do Carmo (SAC) o José Carlos da Rocha Barros grande propagador e entusiasta do Escotismo que viria a ser o primeiro Presidente da Comissão Executiva do Grupo eles assim começaram as primeiras conversas para o ressurgimento do Escotismo na cidade de Araraquara. As reuniões entre eles foram muito boas a produtivas e em 11/10/1971 através de uma convocação da SAC, no Grupo Escolar Florestano Libutti, aconteceu uma importante reunião para a implantação de um Grupo Escoteiro em Araraquara nesta reunião estavam presentes, o Walter Gomes de Oliveira, o José Carlos da Rocha Barros, algumas autoridades locais, convidados interessados a participar do Escoteiro o Rene Normandia Moreira (Comissário Distrital de Rio Claro) e seu assistente o Raul Sartori de Lima, representado a Região Escoteira de São Paulo, nesta reunião foram passadas, todas as informações sobre o funcionamento de uma Unidade Escoteira Local (UEL).
Dando sequência, começou a divulgação sobre Escotismo na cidade (jornais, rádios e escolas), e a procura foi muito grande por parte dos jovens. Em 28/11/1971, o Grupo Escoteiro Guatós de São Paulo veio para Araraquara mostrar para vários jovens da cidade, como era uma atividade Escoteira. Tudo isso aconteceu no Colégio “Victor Lacorte”, no bairro do Carmo houve também a visita do Grupo Escoteiro Marechal Rondon e do Grupo Escoteiro Santa Cruz, ambos de Rio Claro. Neste dia, foi apresentado aos jovens uma projeção de slides sobre o Escotismo, no Salão da Igreja de Cruz, na Av. Osório centro. Finalmente, por fim, em 23/04/1972, nas dependências do Country Club de Araraquara (hoje ao lado da Fábrica Lupo), aconteceu a fundação do 21º Grupo Escoteiro Araraquara (GEA), pelo Comissário Distrital Rene Normandia Moreira. Neste dia foram entregues os Certificados: “para o funcionamento do Escotismo em Araraquara”, e conclusão do Curso de Comissário Executiva (Dirigente) a José Carlos da Rocha Barros, Regis Teixeira de Aquino, Rubens Bergara Gonzales, Pedro Scarpari e Antonio Belotti, os quais logo após fizeram suas promessas.
No início do Grupo foram abertas duas seções a Alcatéia Mowgli com os Escotistas Paulo Roberto Nunes, Delsisa Aparecida Bassi e Jesuina Sonia Rodrigues e a Tropa Escoteira Xavantes com os Escotistas Walter Gomes de Oliveira e seu Assistente o Wladerlei Astolphi Galera. O primeiro Acampamento da Tropa foi em Setembro de 1972, na Fazenda Jacarezinho. Não tinham barracas elas foram improvisadas pelos jovens com sacos de farinha e por sorte não enfrentaram a chuva. Algum tempo depois o Tenente Walter precisou se ausentar e o Chefe de Tropa passou a ser o Ch Galera. O “Pedro Scarpari” entrou no Grupo trazendo seu filho e logo foi nomeado nosso primeiro Chefe de Grupo, foi um grande mentor e companheiro em todos acampamentos. As atividades semanais, aconteciam aos domingos no Departamento de Estradas e Rodagem (DER) no bairro Quitandinha, até que em 10/06/1973 os Irmãos Veloso cederam um local provisório que era uma antiga Gráfica. Daí em diante passou este prédio a abrigar o 21º GEA na Av. XV de Novembro nº 892 esquina da Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8) no bairro do Carmo. As primeiras barracas foram doadas pelo Vicente Michetti. A primeira Semana Escoteira foi realizada de 20 a 28/04/74. – está no recorte de jornal. Em 29/09/1976 o Prefeito Clodoaldo Medina doa um terreno de 1058 m² e depois em, 21/06/78 com a doação da planta do Eng. Pedro Morábito, foi iniciada a construção da Sede própria na Av. Antônio Lourenço Correa, 491 na Vila Xavier inaugurada em 1980. Depois dessa Diretoria, outras vieram e deram sequência, aos trabalhos, visando sempre ter um Grupo estruturado e com qualidade. A todas pessoas que passaram pelo G.E.A. nosso grato, grato, gratíssimo. Sempre Alerta!