Com um ano e 10 meses de funcionamento o Consórcio de Municípios da Região Central – Concen – lançou nesta sexta-feira, dia 27, uma revista de prestação de contas e realizou um debate sobre a Reforma Tributária no auditório da Unidade de Araraquara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCESP.
Com a mediação da Dra. Edna Martins, socióloga e uma das articuladoras da criação do consórcio, a mesa do debate contou com as participaçōes do presidente do Concen e prefeito de Santa Lúcia, Luízinho Noli; do conselheiro do TCESP, Dimas Ramalho; do presidente da Associaçāo Paulista de Municípios, Fred Guidoni; do prefeito de Araraquara, Edinho Silva; do prefeito de Rincāo, Tenente Rodrigues; o ex-deputado e ex-prefeito Roberto Massafera; do ex-prefeito e ex-deputado Marcelo Barbieri; do chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Uniara, Fernando Passos; do presidente da Câmara de Araraquara, Paulo Landin e do consultor do Concen e especialista em Gestăo e Direito Públicos, Carlos Eduardo Alves.
Com mais de 200 participantes entre prefeitos, vereadores e gestores públicos, o Consórcio promoveu um debate da maior importância para os municípios motivado pelas questões apresentadas pelos prefeitos, como o excesso de responsabilidades assumidas pelos municípios e a escassez de recursos destinados para os mesmos.
O debate escalreceu pontos levantados pelo relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentado esta semana no Senado.
Toda conjuntura apresentada pelos debatedores explícita a necessidade de fortalecer a organização dos municípios para ressoar em alto e bom som em Brasília a verdadeira situação de endividamento dos municípios.