A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Comunicação, apresenta diversas dicas gratuitas para curtir a cidade no final de semana. A programação conta com várias feiras de economia criativa, além de chorinho com o Choro no Carmo e as diversas atividades do Choro das Águas. A grande novidade fica por conta do início da 35ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa, com uma programação diversificada de Artes Cênicas.
A agenda do final de semana começa com atividade nesta sexta-feira (16): a Feira do Pôr do Sol, na Praça das Bandeiras, tem início às 17 horas e segue até às 22 horas. Afeira este ano comemora 5 anos de atividades. Nesta sexta, está prevista a participação de aproximadamente 35 artesãos e empreendedores, com economia criativa, arte, artesanato, brechó e gastronomia, além de música.
Sábado cedo, a partir das 10 horas, a Praça do Carmo é palco para feira gastronômica e apresentação de chorinho com o novo programa: o Choro no Carmo. Neste sábado, os músicos do Pedro Luiz Freitas Quarteto recebem o músico convidado Nemias Santana, a partir das 11h. Antes, a partir das 10 horas, um time de expositores com gastronomia e artesanato recebe o público com novidades e gostosuras – a feira será das 10 às 14 horas.
No Parque Infantil, sábado das 10h às 19h, tem a Feira Pets & Vegs. Produtos veganos, artigos relacionados ao bem estar animal, além de protetores independentes e grupos de proteção animal de Araraquara participam do evento. A feira é uma ótima opção para apoiar a causa animal e conhecer variadas opções de produtos e serviços veganos. A partir das 16 horas acontece o esperado Bingo Animal, com toda a renda revertida para os protetores da causa animal de Araraquara presentes no evento. O bingo terá diversos prêmios ofertados por empresas amigas da causa animal.
A nova atividade do Programa Oficinas Culturais Municipais é a oficina “Saberes Populares e Medicina Ancestral”, com início neste sábado, no CAOF – Centro de Artes e Ofício Judith Lauand, na Vila Xavier. Ministrada por Madu Flores, a atividade tem o objetivo de construir autonomia e autocuidado dos mestres populares e lideranças de terreiros com segurança e respeito, preservando os conhecimentos da cultura popular e sua própria concepção do espectro saúde-doença. O curso será realizado das 14h às 16 horas, tendo como público alvo: jovens e adultos a partir de 16 anos interessados no tema, especialmente para população de terreiros. As inscrições devem ser efetuadas no próprio CAOF, das 8h às 20 horas, de segunda a sexta-feira, com documento pessoal e comprovante de endereço. Neste sábado, quando começa a oficina, também é possível se inscrever antes do início da atividade.
O Choro das Águas traz programação para toda a família no domingo, na Praça do Daae – Fonte Luminosa. Começa às 16 horas com a feira de artesanato, seguida pela atividade infantil das 16h30, e pela apresentação musical das 17h30. Além da programação cultural, a praça é muito bonita e uma ótima oportunidade para apreciar momentos de contemplação.
O destaque da programação é a abertura da 35ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa neste sábado: o espetáculo “UMA”, com a Cia. Sacana (São Paulo/SP) abre a programação. A atividade tem início às 19h30 no Palacete das Rosas com a abertura oficial, seguida por “UMA”, que tem classificação etária de 16 anos.
Vale destacar que a Cia. Sacana é uma companhia de teatro e dança composta por pessoas negras e/ou trans, que surgiu em 2020, enfrentando os desafios da pandemia da COVID-19. Os ingressos para UMA serão distribuídos a partir das 19 horas.
No domingo a programação da Semana Luís Antonio começa pela manhã: às 11 horas, no Parque Infantil tem o espetáculo “Virado à Paulista” com a Cênica, de São José do Rio Preto. O espetáculo conta a história do samba paulista, com classificação etária livre.
“Virado à Paulista” é um cortejo-folia que, com a participação do público, propõe uma viagem que tem como portos: as raízes africanas, o samba rural, os cordões carnavalescos, a institucionalização do samba, a intolerância religiosa e o preconceito racial.
Depois, na tarde do domingo, às 16 horas, a Semana apresenta o filme “Os grandes vulcões”, com o Coletivo Comum (São Paulo/SP). O filme tem classificação etária para 14 anos e será exibido na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, com retirada de ingresso uma hora antes do início.
O filme “Os grandes vulcões” foi inspirado em “Arte, verdade e política”, texto escrito pelo britânico Harold Pinter (que faleceu em 2008) ao receber o Prêmio Nobel de Literatura em 2005. Utilizando estratégias documentais, o filme analisa a política externa dos Estados Unidos e o papel da arte e da linguagem no mundo contemporâneo.
Por fim, na noite de domingo, às 20 horas, no Palacete das Rosas tem “Lôas” com a Corpórea Companhia de Corpos (SP). O espetáculo exalta a força das mulheres negras como um caminho para a ancestralidade, apresentando o entrelaçamento da trajetória de seis mulheres que, em uma embarcação, navegam por um oceano composto por suas próprias vivências e memórias. “Lôas” tem classificação etária para 12 anos e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início – o espetáculo foi contemplado pelo edital PROAC na categoria “Cultura Negra, Urbana e Hip Hop”.
As atividades têm o apoio ou a realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da: Secretaria Municipal da Cultura e Fundart (Coordenadorias Executiva de Cultura e de Acervos e Patrimônio Histórico), Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Mais informações sobre todas estas atividades estão disponíveis no site da Prefeitura de Araraquara e os links podem ser conferidos na agenda que segue:
– Sexta-feira (16/06)
17h às 22h: Feira do Pôr do Sol
Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)
Mais informações:
– Sábado (17/06)
10h às 14h: Choro no Carmo (feira de artesanato + apresentação de chorinho)
Local: Praça do Carmo (Av. 7 de Setembro, entre Ruas João Gurgel e dos Libaneses – Carmo)
Mais informações:
10h às 19h: Feira Pets & Vegs
Local: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)
Mais informações:
19h30: Abertura oficial da 35ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa – espetáculo “UMA”, com Cia. Sacana (São Paulo/SP)
Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)
* retirada de ingresso: uma hora antes do início (classificação etária: 16 anos)
Mais informações:
– Domingo (18/06)
11h: 35ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa – Espetáculo “Virado à Paulista” – Cênica (São José do Rio Preto/SP) / Classificação Etária: Livre
Local: Parque Infantil (Rua São Bento, s/nº – Centro)
Mais informações:
16h: Choro das Águas
Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 – Vila Harmonia – próximo ao Gigantão)
Mais informações:
16h: 35ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa – Filme: “Os grandes vulcões” – Coletivo Comum (São Paulo/SP) / Classificação Etária: 14 anos
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)
* retirada de ingresso: uma hora antes do início
Mais informações:
20h: 35ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa – Espetáculo “Lôas” – Corpórea Companhia de Corpos (São Paulo/SP) / Classificação etária: 12 anos
Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)
* retirada de ingresso: uma hora antes do início
Mais informações:
E mais:
– Programação da 35ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa
Mais informações:
– Inscrições abertas para a nova Oficina Cultural “Saberes Populares e resgate de Medicina Ancestral”, com Madu Flores
Início: sábado (17 de junho)
Horário: das 14 às 16 horas
Local: Centro de Artes e Ofício Judith Lauand (Rua Andrelino Alves Pinto, 170 – Altos da Vila Xavier)
Inscrições no local: de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas; ou no sábado, antes do início da atividade; apresentar: documento pessoal e comprovante de endereço
Mais informações: