Neste sábado e no domingo, dias 20 e 21 de abril, a programação de feiras de artesãos e empreendedores de Araraquara, com apoio ou realização da Prefeitura de Araraquara, apresenta quatro eventos com programação gratuita.
No sábado (20) tem a Feira Pets & Veg, no Parque Infantil, das 10h às 19 horas; já o domingo (21) começa com a Feira do Botânico, das 9h às 16 horas, no Parque do Botânico; depois à tarde tem Choro das Águas, das 16h às 20 horas, na Praça do Daae – Fonte Luminosa e, encerrando a programação, tem o Encontro de Brechós Quem Garimpa Acha, na Praça Pedro de Toledo, das 17h às 22 horas.
As feiras são uma realização da Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária (Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo) junto aos coletivos que produzem as atividades, assim como da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart na realização de todas as atividades do Choro das Águas. As feiras também contam com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no uso das praças.
· Sábado: 10h às 19h – Feira Pets e Veg
Local: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)
A Feira Pets & Veg, no Parque Infantil, das 10h às 19 horas, conta com produtos veganos, artigos relacionados ao bem estar animal, além de protetores independentes e grupos de proteção animal de Araraquara que estarão presentes.
Comidas deliciosas e muita diversão também estão garantidas na Pets & Veg, sendo uma oportunidade de apoiar a causa animal e conhecer diversas opções de produtos e serviços veganos. Além de produtos pet e culinária vegana, a feira terá: artesanato, estética e massagens, arrecadação solidária de ração, estandes da proteção animal, bingo solidário com muitos prêmios.
O Bingo Animal começa às 17 horas, com toda a renda revertida para os protetores da causa animal de Araraquara. Diversos prêmios são ofertados por empresas amigas da causa animal.
Realizada pela ONG Abraça Vidas, a Feira Pets & Veg tem o apoio da Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, ligada à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Vale destacar que no Parque Infantil, no Centro de Adoção Permanente “Cão Gabriel”, das 9h30 às 13h, será realizada a Campanha de Adoção de Animais, em uma realização da Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Chefia de Gabinete.
· Domingo: 9h às 16h – Feira do Botânico
Local: Parque do Botânico (Rua Dr. Gennaro Granata – Jardim Botânico)
AFeira do Botânicoserá realizada das 9h às 16 horas, com: economia criativa, arte, artesanato, brechó, culinária, desapego, chopp e cerveja artesanais, com expositores de Araraquara e região.
O artesanato e a gastronomia são destaques com seus expositores. Brechó e itens de colecionadores também estão entre as atrações que reunirá variadas opções para presentear com artigos artesanais e de bom gosto, com preços acessíveis.
A programação cultural apresenta: oficina infantil de musicalização com Paulo Melocro (13h30), e samba com Tony Santos (14h30). O pianista Paulo Melocro realiza oficina de musicalização a fim de desenvolver nas crianças a compreensão e a sensibilidade sobre a importância da utilização da música para ampliar as experiências sensoriais, afetivas e cognitivas. A oficina é baseada em vivências musicais (canto/coral) e foi idealizada por Paulo Melocro a partir da necessidade de trabalhar a voz e o movimento de forma simultânea.
Já Tony Santos apresenta show de samba raiz, respeitando a essência e a cultura tradicional afro-brasileira e fazendo referência a grandes compositores do samba. A apresentação traz a linguagem do samba raiz de forma autêntica para o público araraquarense. Dona Ivone Lara, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Fundo de Quintal são alguns nomes do repertório de Tony Santos.
AFeira do Botânico é uma realização do Coletivo Pôr do Sol, com apoio da Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária (Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo), da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
· Domingo: 16h às 20h – Feira do Choro das Águas
Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 – Vila Harmonia / próxima ao Gigantão)
A Feira de Artesanato do Choro das Águas, na Praça do Daae – Fonte Luminosa, reúne artesãos e empreendedores de Araraquara e região, a partir das 16 horas com o trabalho manual, que é fonte de renda para muitos deles. A feira incentiva e revela muitos artistas, com trabalhos criativos e originais e que oferecem ótimas e variadas opções de presentes.
A programação do Choro das Águas, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, apresenta ainda: intervenção infantil com Palhaço Cabrinha, às 17h; e apresentação musical com Sambatrio, às 18 horas.
A intervenção “Fábulas do Palhaço”, com o Palhaço Cabrinha, interpretado por Evandro Nunes de Araújo, tem o objetivo de disseminar a cultura do folclore brasileiro, da tradição da fábula/mitologia grega e histórias de contos de fadas.
Já o show musical com o grupo Sambatrio apresenta um repertório de samba, onde política, religião, diversidade, etnia são alguns dos temas abordados pelos compositores selecionados, como Zé Keti, João Bosco e Aldir Blanc, Paulinho da Viola e Adoniran Barbosa. Sambatrio é formado por Josafá Dantas (voz e violão), César André Alves “Marelo” (percuteria) e João Vieira (contrabaixo).
· Domingo: 17h às 22h: Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha”
Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)
O ColetivoQuem Garimpa Acha realiza o Encontro de Brechós na Praça Pedro de Toledo, neste domingo, das 17 às 22 horas, com o apoio da Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária (Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo).
Esta feira de brechós e moda circular e sustentável de Araraquara traz a oportunidade de se vestir e presentear de forma mais sustentável, com expositores que destacam os brechós e as marcas de upcycling de Araraquara e região. Nesta edição, participam mais de 70 expositores.
Além dos diversos brechós participantes, a gastronomia e o artesanato também compõem a programação. Destaque para a gastronomia com cerveja artesanal, drinks, acarajé, pastel, caldo de cana – entre outros.
E música não pode faltar nessa programação: o músico Felix se apresenta com brasilidades e novas roupagens de músicas antigas e atuais, com influências de reggae, MPB e pop, a partir das 19h30.
Programação gratuita