Início Araraquara Conselho Tutelar participa de formação de monitoras de transporte escolar                         

Conselho Tutelar participa de formação de monitoras de transporte escolar                         

A formação aconteceu no auditório do SEST SENAT e trata-se de uma parceria positiva entre as intuições

Neste sábado (18), foi realizada a formação da primeira turma de   monitoras do transporte escolar da Viação Paraty. Por meio de uma articulação entre recursos humanos da empresa com o conselheiro tutelar Marcio Servino, foi possível a realização da primeira formação que contou com temas correlacionados a proteção dos direitos da criança e do adolescente. A formação foi ministrada pelo conselheiro tutelar Marcio Servibo e teve como pautas: Conselho Tutelar sua função e especificidades, o Estatuto da Criança e Adolescente, e a identificação e distinção de uma suposta violação de direito e um ato infracional.

Participaram desta primeira formação monitoras do transporte de alunos(as) do Assentamento Monte Alegre e demais regiões da cidade.                      O objetivo é realizar a formação para 170 monitoras de Araraquara e região e, assim, gerar e oferecer conhecimento para as monitoras, quanto a maior compreensão de temas como ECA, de saber quando e em que situações podem e devem acionar o Conselho Tutelar, órgão responsável por zelar pelos direitos e proteção da criança e do adolescente na cidade e dos demais mecanismos de rede que fazem parte do Sistema de Garantia de Direito SGD.

Servino enfatiza tratar-se de uma parceria e formação inédita para este tipo de seguimento e profissionais específicos que têm contato diário com milhares de crianças e adolescentes alunos da rede de educação municipal e estadual e que agora estão mais capacitados a colaborar na proteção, podendo identificar uma suposta violação e das medidas que devem ser tomadas em casos negligência, maus tratos e de ato infracional como brigas ou uso de substâncias com aqueles que transportam.

A formação aconteceu no auditório do SEST SENAT e trata-se de uma parceria positiva entre as intuições. Segundo Servino, outras turmas serão capacitadas, inclusive sobre demais temas que de certa forma atingem o público alvo, como trabalho infantil e prevenção ao uso nocivo de drogas.

Redação

Sair da versão mobile