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Consumidor araraquarense inicia o ano otimista

Perspectiva positiva reflete no Índice de Confiança do Consumidor que atinge alta de 8,6% em janeiro

O Índice de Confiança do Consumidor araraquarense (ICC) registrou alta de 8,6%, passando de 102 pontos em dezembro para 110,8 pontos em janeiro. Trata-se do melhor saldo, desde o início da pesquisa, em abril de 2017. A ferramenta do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio) avalia o comportamento da população diante das situações econômicas e políticas. Durante a coleta de dados, realizada nas últimas semanas de dezembro, foram entrevistadas cerca de 650 pessoas. Os resultados são segmentados por nível de renda, gênero e idade.

Segundo Délis Magalhães, economista do Sincomercio, este é o quarto mês consecutivo que o ICC continua acima da linha de 100 pontos. Oíndice varia de 0 a 200 pontos, sendo que a partir dos 100 é identificado otimismo entre os consumidores e abaixo dos 100 significa pessimismo.

A variação positiva foi impulsionada principalmente pelo IEC (Índice de Expectativas Futuras), que após dois meses de queda, apresentou uma retomada e aumento de 11,4% frente ao mês anterior. “O vislumbre de um novo ano influencia diretamente no otimismo do consumidor. Mesmo assim, a projeção para 2018 é de muitas oscilações no IEC devido às eleições políticas que geram incerteza e falta de segurança nos consumidores em relação ao futuro do país”, afirma a economista do Sincomercio.

O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) também apresentou crescimento, com alta de 3,1% em relação ao mês anterior. O recebimento do décimo terceiro salário em dezembro tem influência direta no resultado, uma vez que passa a sensação de aumento de poder aquisitivo. “Quando o consumidor pensa em realizar a aquisição de um bem, ele leva em consideração a sua renda disponível no momento e também suas perspectivas de renda no futuro”, avalia Délis.

Metodologia

O ICC é apurado mensalmente pelo Sincomercio e recebe o nome do mês da divulgação, ou seja, o ICC coletado em dezembro e divulgado em janeiro é denominado ICC janeiro e assim sucessivamente.

Sua composição, além do índice geral, apresenta-se em: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

A metodologia do ICC foi desenvolvida pela FecomercioSP com base no Consumer Confidence Index, índice norte-americano que surgiu em 1950 na Universidade de Michigan (EUA). No início da década de 1990, a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia à realidade brasileira.

Redação

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