Início Araraquara Controle de Vetores forma primeira turma do programa Agentes Mirins na Emef de Bueno

Controle de Vetores forma primeira turma do programa Agentes Mirins na Emef de Bueno

Os alunos colocaram em prática todas as ações de combate à dengue apresentadas em palestra da Equipe de Educação do Controle de Vetores, na semana passada

A Equipe de Educação do Controle de Vetores de Araraquara, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, formou a primeira turma de Agentes Mirins do Combate à Dengue de Araraquara, nesta sexta-feira (27). O programa foi desenvolvido com os alunos da Educação Integral da EMEF Eugênia Trovatti, no Distrito de Bueno de Andrada, dando continuidade às atividades educativas que vêm sendo feitas nas escolas das redes pública e privada de Araraquara e que têm como foco na divulgação de ações de combate à dengue.

O objetivo do programa Agentes Mirins é promover uma educação mais aprofundada do controle de arboviroses. A Equipe de Educação já havia estado na unidade escolar na semana passada, apresentando a palestra e a exposição de material didático contra a dengue aos alunos e hoje, em parceria com agentes comunitários da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Bueno de Andrade, eles treinaram os alunos para identificar criadouros e coletar larvas, com o uso de pipetas.

“Durante o treinamento, um dos alunos, identificou um criadouro e coletou as larvas. Também identificou e coletou uma pupa e agora esse material está sendo encaminhado para análise no laboratório do Controle de Vetores. Eles assimilaram tudo o que foi dito na palestra da semana passada e colocaram em prática hoje”, destaca Débora Baggio, supervisora da Equipe de Educação do Controle de Vetores e da equipe Imóveis Especiais (IE). “É muito gratificante ver esses jovens do ensino fundamental replicarem o nosso trabalho. O envolvimento dos pequenos enche nossos corações de esperança, porque ali vimos a semente brotando.  Eles estão aptos e se mostraram interessados em replicar as ações de combate à dengue no dia a dia”, completa Débora.

No fim da atividade, os alunos, junto com os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes da Equipe de Educação do Controle de Vetores, também participaram de um mini arrastão, recolhendo inservíveis descartados em um campo de futebol ao lado da escola. Eles ainda fizeram uma passeata com panfletagem de material informativo sobre o combate à dengue no entorno da escola.

Todos receberam um adesivo, simbolizando a conclusão do treinamento.

Redação

Sair da versão mobile