Início Araraquara Controle de Vetores leva ações educativas de combate à dengue às escolas...

Controle de Vetores leva ações educativas de combate à dengue às escolas da região do Prefeitura nos Bairros

Ações realizadas pelo Grupo IEC (Instruindo, Educando e Comunicando) tiveram a participação de 1.689 alunos, entre crianças e adolescentes de 5 a 17 anos

A Prefeitura de Araraquara, por meio do Grupo IEC (Instruindo, Educando e Comunicando), vinculado à Gerência de Controle de Vetores da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou suas atividades educativas de prevenção e combate da dengue nas unidades escolares localizadas na região do programa Prefeitura nos Bairros, que nesta semana encerra as atividades no Parque São Paulo.

Foram realizadas palestras e flanerógrafos nas escolas para 1.689 alunos, entre crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.

Desde o início do mês, as equipes atuaram no CER “Pe. Mario Cavaretti Filho”, no Altos de Pinheiros; no CEC “Aléscio Gonçalves dos Santos”, no CER “Antônio Tavares Pereira Lima” e na Escola Estadual. Antônio de Oliveira Bueno Filho, as três no Jardim Pinheiros; no CER “Ângelo Lorenzetti”, no Altos de Pinheiros; no CER “Eudóxia Pinto Ferraz” e na Escola Estadual Professor “Oacyr Antonio Ellero”, ambas no Parque São Paulo.

O objetivo desse trabalho educativo realizado nas escolas é transformar as crianças e os adolescentes em multiplicadores de informações e de ações de combate ao mosquito da dengue.

“No caso dos alunos maiores, as equipes do IEC trabalharam para disseminar conhecimento sobre a condição de município endêmico de Araraquara e sobre os riscos do mosquito Aedes aegypti, que habita nosso planeta há muito tempo. Atribuímos a eles a missão e a responsabilidade de prestar atenção nos cuidados diários, evitando, dessa forma, a proliferação do mosquito e a circulação do vírus da dengue, da chikungunya, da zika, da febre amarela e outros que possam vir. Procuramos destacar o quanto a preservação dos predadores naturais é essencial para nos ajudar no combate a este vetor, assim como o cuidado no ambiente domiciliar para evitar os criadouros e água parada”, detalha Glaucia Falcoski, coordenadora da Vigilância em Saúde do município. “E para os menores, a mesma abordagem é feita através de brincadeiras lúdicas e divertidas, utilizando o flanerógrafo, que leva os personagens onde as crianças conseguem interagir e entender com maior facilidade”, completa ela.

Além das palestras educativas e o flanelógrafo, os alunos também acompanham a exposição de exemplares do desenvolvimento do mosquito, conhecendo dessa forma as larvas que são encontradas rotineiramente no trabalho das equipes de casa a casa.

Na próxima semana, seguindo a programação do programa Prefeitura nos Bairros, as equipes do IEC começarão a atuar nas unidades escolares do Parque das Hortências.

Redação

Sair da versão mobile