associadas, na sede da ACIA – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Araraquara, às segundas-feiras e quartas-feiras, das 19h às 22h.
A comunidade surda da macrorregião de Araraquara formada por 24 cidades está estimada em 30 mil pessoas, incluindo-se, pessoas surdas, com deficiência auditiva, cuidadores e familiares.
A surdez é mais do que uma condição médica. Para os indivíduos que são surdos, a surdez não é apenas ter ouvidos doentes, eles pertencem a uma comunidade, uma cultura.
Neste sentido, a surdez é única entre os tipos de deficiência, onde o sentido da cultura é mais forte entre aqueles que a linguagem gestual é o seu idioma principal. É este vínculo linguístico, talvez mais do que outros fatores liga os membros desta comunidade. Em muitos aspectos, o caráter social da cultura surda pode ser comparado ao de outras culturas populares, existindo-se um forte sentimento de orgulho entre os surdos, e eles gozam do estatuto de minoria cultural e linguística. Surdez é muito mais do que um fenômeno fisiológico, é um modo de vida.
Nas últimas décadas, a linguagem de sinais tem desempenhado um papel cada vez mais centralizador na unificação cultural da comunidade surda.
Mais informações sobre o curso livre de Libras e inscrições podem ser solicitadas através do emailidiomasurdo@gmail.come pelo sitewww.aciaararaquara.com.br