Início Araraquara Cooperativas de Araraquara se reúnem com Edinho em busca de apoio

Cooperativas de Araraquara se reúnem com Edinho em busca de apoio

Mais de 600 famílias que sobreviviam do trabalho de cooperados passam por dificuldades em virtude de encerramento de contratos com o município

Um pedido de socorro das Cooperativas de Araraquara. Essa foi a tônica da reunião realizada na manhã desta quinta-feira, dia 02 de outubro, na sede do Partido dos Trabalhadores de Araraquara com a presença do presidente nacional da sigla, o ex-prefeito Edinho Silva. Estiveram presentes também a deputada estadual, Thainara Faria (PT-SP) e o vereador e presidente do PT municipal, Alcindo Sabino.

Durante a reunião, representantes de diferentes Cooperativas criadas durante o governo Edinho Silva, como Acácia e Sol Nascente, relataram dificuldades nos contratos com a atual gestão da Prefeitura de Araraquara para a prestação de serviços.

No caso da Acácia, trata-se do serviço histórico de coleta, triagem e reciclagem de materiais, implementado no primeiro governo Edinho (2001-2008), numa parceria com o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos). Já a Cooperativa Sol Nascente, formada por egressos do sistema prisional e exemplo de reinserção, realizava o trabalho de limpeza de APPs (Áreas de Preservação Permanente) da cidade, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.  

Segundo Mooslin Ribeiro, da Cooperativa Sol Nascente, as trabalhadoras e os trabalhadores cooperados, que tiveram seus contratos reduzidos ou rompidos por parte da atual gestão, estão enfrentando sérias dificuldades. Ao todo, as cooperativas garantiam o sustento de ao menos 600 famílias de Araraquara, ou 3 mil pessoas. “A Cooperativa era nosso ganha pão; era o que colocava comida na mesa para nossos filhos”, explicou Ribeiro.  

O ex-prefeito Edinho lamentou o desmonte de uma das políticas públicas de maior destaque e importância do seu governo, inclusive premiada pelo Sebrae Nacional: o Coopera Araraquara. No seu governo, foram incentivadas a criação de oito cooperativas: Acácia (recicladores), Vitória Multisserviços (limpeza), Panelas Unidas (alimentação), Morada Car (aplicativo de transporte), Morada Express (moto-entrega), Costura e Arte (vestuário), Don Dorcas (alimentação e multisserviços) e a Sol Nascente (limpeza externa), além de associações e outros empreendimentos solidários e criativos.  

“Quem me conhece sabe do meu compromisso histórico com o cooperativismo e da minha crença nesse modelo de auto-organização de trabalhadores e trabalhadoras como alternativa real de trabalho e renda diante do desemprego. Hoje, muitas famílias estão em dificuldades, inclusive de sobrevivência”, disse em sua rede social. “Assumimos novamente o compromisso de aprofundar esse debate e buscar, em todas as frentes possíveis, formas de apoiar esses trabalhadores e trabalhadoras. Não podemos permitir que as famílias dos trabalhadores e das trabalhadoras, dos cooperados, e das cooperadas, passem por tudo que estão passando. Seguimos firmes. Araraquara pode sempre contar comigo”, concluiu.

Participaram da reunião, além de Edinho, Thainara e Alcindo, Helena Francisco da Silva e Keli Regina Lopes, representando a Acácia, Mooslin Ribeiro e Eduarda Stefani, da Sol Nascente. Também estiveram presentes Alan Corrêa, da Central das Cooperativas de Araraquara (Aracoop) e Marta Joaquim, Agente Territorial do Programa Paul Singer de Economia Solidária.

Sair da versão mobile