Com sessões nos períodos matutino e vespertino, os estudantes da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira receberam, nesta sexta-feira (03), o espetáculo “Cores de Tarsila”, do Grupo Flor de Chita, de Catanduva, que tem como tema central a infância da icônica pintora modernista Tarsila do Amaral.
Na peça, Tarsila quando menina parte numa jornada no universo de suas pinturas e nela encontra dúvidas e respostas que fazem parte do imaginário das crianças pequenas e grandes.
A Cuca, o Touro, o Sapo, Vendedor de Frutas e o famigerado Abaporu ganham vida e a acompanham nessa viagem repleta de descobertas, ludicidade e arte, com cenário, adereços cênicos e figurinos que trazem fortes referências de famosas obras da artista com suas cores e formas.
O espetáculo foi encenado para os estudantes da manhã e da tarde, com um total de 110 crianças e jovens participantes. O projeto de circulação de “Cores de Tarsila” é executado pelo Grupo Flor de Chita, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa e Programa de Ação Cultural.
“Foi um privilégio os alunos da EMD receberem este espetáculo teatral, primeiro porque é uma linguagem artística presente na escola; segundo, porque este mês comemoramos o Dia Mundial do Teatro (27 de março); terceiro porque, no ano passado, estudamos a Arte Moderna brasileira; quarto e não menos importante, porque o processo de ensino e aprendizagem só se completa quando também vivenciamos experiências de apreciação. A companhia trouxe um espetáculo sensível, falando de Tarsila criança, mas dialogando com questões da contemporaneidade. Agradecemos a companhia e a Secretaria Municipal de Cultura por essa iniciativa”, comentou a professora coordenadora da EMD, Lucia Krepski.
Nesta apresentação, o grupo contou com a parceria da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira por meio da Secretaria Municipal da Educação.