O Corpo de Bombeiros, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara, através da Defesa Civil e da secretaria do Meio Ambiente, realizará na próxima segunda-feira (19) uma queima prescrita no Parque Pinheirinho, próximo à pista de skate e ao Centro de Controle de Zoonoses. A ação tem início programado para as 8h.
A queima prescrita, também conhecida como queima controlada, é uma técnica de manejo do fogo usada para reduzir o risco de incêndios florestais, conservar ecossistemas e promover a preservação da fauna e da flora. É uma ação planejada, monitorada e conduzida por profissionais capacitados, garantindo segurança e controle.
A região da Chácara Flora, onde fica o Parque Pinheirinho, vem sofrendo com incêndios florestais nos últimos anos. Como consequência, os impactos ambientais incluem a perda de biodiversidade, a redução da fertilidade do solo e alterações no microclima regional, que afetam diretamente a saúde e a qualidade de vida da população de Araraquara.
O Cel. Alexandre Luiz dos Santos, subsecretário municipal da Defesa Civil, explica que a queima prescrita é feita em locais onde já há a incidência de incêndios em anos anteriores. “São locais em que constantemente há focos de incêndio e incêndios. Essa queima visa a prevenir os incêndios em florestas e APPs (áreas de preservação permanente), para que a gente possa promover a saúde do nosso ecossistema.” E alerta que não há motivo para os moradores se preocuparem. “Não há necessidade de acionar o Corpo de Bombeiros, pois eles já vão estar no local, juntamente com a Defesa Civil e todos os órgãos credenciados para essa atividade. O manejo de toda a operação vai ser controlado de maneira técnica”.
Além do 3º SubGrupamento do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, as ações de queima prescrita contam com a colaboração de outros órgãos: Fundação Florestal, PAME-AR, CPFL, Policia Militar Rodoviária, Policia Militar Ambiental, ViaPaulista, DER, CETESB e Ministério Público.
É importante ressaltar que a população também pode e deve colaborar na prevenção de incêndios e queimadas. De acordo com o Cel. Alexandre, manter terrenos baldios limpos é fundamental. “É necessário evitar acúmulo de materiais, principalmente de vegetação, e não atear fogo para limpar os terrenos”. Ele ressalta que outra medida importante é não atirar bitucas de cigarro, principalmente às margens das rodovias.
Em caso de incêndio, o telefone para acionar o Corpo de Bombeiros é o 193.
Para denunciar queimadas, ligue:
Secretaria de Meio Ambiente – (16) 3339-5000 / 3335-7040
Guarda Municipal – 153
CETESB – (16) 3332-2211
Ouvidoria Municipal – 156
Polícia Militar Ambiental – (16) 3331-3797
Defesa Civil – 199