Início Araraquara Covid-19 faz mais uma vítima fatal em Araraquara

Covid-19 faz mais uma vítima fatal em Araraquara

Idosa, de 96 anos, é a 689ª vítima da Covid-19 na cidade

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 486 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 32,35% de 1.502 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 40,13%.

Nesta data, a Rede SUS contabilizou 1.014 testes em sintomáticos, dos quais 361 foram positivados, sendo 1 de outro município, e 346 testes em assintomáticos, com 22 positivados.

Portanto, Araraquara soma 74.205 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 1.598 permanecem em quarentena e 71.918 já saíram. Uma amostra aguarda resultado.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.


Hoje, 46 pacientes estão internados; 43 estão em enfermaria, sendo 35 confirmados e 8 suspeitos, e 3 confirmados estão em UTI.


Dos 46 internados, 34 são moradores de Araraquara e 12 residem em outros municípios: Américo Brasiliense (4), Borborema (2), Ibaté (2), Motuca (1), Pirassununga (1) e São Carlos (2).

Hoje, a Santa Casa tem 10 pacientes, o Hospital São Paulo tem 11 pacientes, o Hospital São Francisco tem 2 pacientes, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 8 pacientes e o Heab tem 15 pacientes.


Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 100% de leitos de enfermaria e 17% de UTI.


O município registrou, até o momento, 689 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma idosa de 96 anos, com comorbidades, que foi internada em unidade da rede privada no dia 29 de maio.


Todos os positivados, assim como seus comunicantes, são monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.


Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).


As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

Vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde iniciou hoje a aplicação da 3ª dose ou dose de reforço da vacina a Covid-19 em todos os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham tomado a 2ª dose há pelo menos quatro meses. Podem ser usadas a vacina da Pfizer ou a Coronavac, conforme disponibilidade.

Esse público está sendo atendido nos polos de vacinação de adultos, que são as unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa. 

No ato da imunização, é obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação contra a Covid e documentos pessoais. 

A recomendação dessa dose de reforço também vale para adolescentes de 12 a 17 anos gestantes e puérperas, com apresentação de uma carta de anuência do médico.

E prossegue no município a vacinação das crianças de 5 anos a 11 anos nas unidades de saúde do Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Hortências, Jardim América e Sesa, de segunda a sexta-feira, também das 8 às 15 horas.

É muito importante que todos os públicos atendidos completem o seu calendário vacinal. A vacina é a principal arma contra as formas mais graves da doença.

As testagens para Covid-19 são feitas no polo de triagem da UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas. É obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.

Lembrando ainda que está em vigor decreto municipal que retomou a obrigatoriedade do uso de máscara facial em ambientes fechados, em ambientes abertos com aglomerações e em equipamentos de transporte público coletivo ou complementar de passageiros.

O decreto ainda recomenda o uso de máscaras em todos os ambientes. No caso das pessoas que apresentarem sintomas gripais, a orientação é usar máscara em qualquer circunstância.

Também é importante que as pessoas mantenham o uso de álcool em gel e evitem ambientes de aglomerações.

Redação

Sair da versão mobile