De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, que esteve em Araraquara nesta terça-feira (16), o governo do Estado de São Paulo deve ajudar o município, abrindo mais 70 leitos e uma verba mensal de R$ 1,5 milhão para custeio.
Afirmou também que neste momento as medidas restritivas devem ser mantidas para evitar a circulação da nova cepa de Manaus que já foi detectada na cidade.
O Secretário Estadual de Saúde Jean Gorinchteyn, afirmou que também estão enviando a cidade respiradores de suporte para pronto atendimento. “Dez leitos de UTI serão abertos no Hospital de Campanha e mais 30 de enfermaria, mais 30 de enfermaria para o Centro de Estabilização do Melhado. Para a região um total de 95 leitos serão abertos. Caso não dê conta, já estamos em negociação para compra de leitos privados. Vamos garantir que não falte atendimento a ninguém, faremos tudo que seja necessário”, afirmou o Gorinchteyn.
Vagas também serão abertas no HEAB – Hospital Estadual em Américo Brasiliense para atender a demanda.
Ainda de acordo com o Secretário de Saúde Estadual, dos 16 pacientes que aguardavam vagas em hospitais na UPA da Vila, 11 já foram transferidos. Cinco apenas aguardam vagas na região.