A CPFL Paulista já distribuiu em toda a sua área de concessão 56 mil novas lâmpadas de LED para clientes de baixa renda por meio do programa “Baixa Renda Paulista”. Iniciada no ano passado, a ação viabilizada pelo Programa de Eficiência Energética da ANEEL segue até 2026 com a estimativa de entrega de um total de 80 mil novas lâmpadas de LED, mais econômicas e sustentáveis.
Além da troca de lâmpadas, 2.706 clientes clandestinos receberão a doação de padrão de entrada de energia, garantindo a regularização da rede elétrica de suas residências e, consequentemente, mais segurança. Até o momento, já foram realizadas 1.980 regularizações nas cidades de Americana, Bauru, Campinas e Ribeirão Preto.
O investimento total no projeto é de R$ 10,7 milhões, sendo que especificamente para a distribuição das lâmpadas foram empreendidos R$ 2,2 milhões. A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),
“O Baixa Renda Paulista tem o objetivo de promover economia e redução da demanda de ponta por meio da troca das lâmpadas, aumentando a eficiência energética das moradias”, afirma Luís Gustavo Simplício, gestor responsável pelo projeto.
Outro benefício do programa é a qualidade e a constância no fornecimento de energia promovidas pela doação dos padrões de entrada. “Os clientes contemplados passarão a ter um comprovante de residência, além da possibilidade de solicitarem a Tarifa Social de Energia Elétrica, se atenderem às exigências”, destaca Walter Barbosa Junior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Paulista.
Para participar e receber as lâmpadas novas, não é preciso ter nenhum tipo de cadastro, bastando possuir lâmpadas elegíveis à troca – fluorescentes compactas ou incandescentes. As trocas são feitas em ações promovidas pela CPFL Paulista em parceria com as prefeituras.
