Leonardo Daniel
Dedicado ao poeta Gabriel Nascente
Candidato a uma cadeira de Imortal na Academia Brasileira de Letras
A poesia é a respiração da alma, ela traz os signos em rotação gravitacionando ao redor do SER e da ALMA e vinda de um lugar de fala. A poesia é bela e da voz aos sinceros propósitos. A poesia é a voz da musa Calíope, e não dá para defini-la. Ela traz bondade ela traz ternura.
Quando lemos um livro de poemas, não precisamos gostar de todos os poemas, na verdade o meu querido e saudoso professor Geraldo Faria Campos, me ensinou, que num livro de poemas com 50 poemas ao todo, nós gostamos mesmo é de 5 ou 6 poemas, e não do livro todo. E se não gostarmos de nenhum poema haverá outros livros, do mesmo ou de outros poetas.
A poesia meus caros é o que liberta, mas precisamos saber a diferença entre poema e poesia. Poema é o corpo, é a obra. As palavras em si… os versos… Já poesia é a beleza que salta da obra. E para tanto temos o talento, o dom, a técnica e a glória. As rimas não são a poesia… a musicalidade sim. A métrica não é a poesia, as aliterações talvez, a metalinguagem também não é a poesia, as inferências do mesmo modo talvez, e a pontuação no poema – com tantas reticências também não é garantia de que haja a poesia. Já o trocadilho é sim importante, principalmente para poemas curtos.
Para os gregos antigos, toda obra é um poema, uma casa, um barco, uma rua… e a poiesis… a poesia como já disse é a beleza revelada, a verdade… alethéia.
Eu já escrevi quase mil poemas, é cada vez mais raro… e eles são consequências de algum tipo de iluminação, alguns são quase um espanto, e, é raro encontrar um poeta, é fácil escrever versos, mas versos repletos de poesia é raro, muito raro. Pois, a diferença é o que nos aproxima. Versos pelos versos não têm a menor importância. Se o autor se considerar um poeta sem o sê-lo é pura vaidade e; ignorância… achar que também é poeta sem ter lido e relido os clássicos também é um erro. O poeta além disso deve ter lido a Bíblia. Para ele entender o que de fato é inédito. Juntamente com Guimarães Rosa. Deve ler um pouco de Drummond, tendo cuidado para não cair na maldição da comparação. Deve ler de Rilke… pelo menos “Cartas a um jovem poeta”.
O poeta nasce da dor e de algum tipo de sofrimento, não é brincadeira não, mas com o tempo o poeta aprende com a própria vida e com a poesia; a ser leve, porque Deus não escolhe os preparados, ele prepara os escolhidos. A poesia sua e faz soar… mas não é transpiração.
www.poetaleodaniel.com