O programa Oficinas Culturais Municipais se prepara para o início das aulas neste 2025. Para tanto, a Secretaria Municipal de Cultura e Fundart darão início às inscrições para as oficinas na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro.
As Oficinas Culturais Municipais constituem o principal e maior programa da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart. Estima-se que tenha tido a participação de aproximadamente 25 mil pessoas desde seu lançamento em 2001.
Para a secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade, “a cultura não pode ser apenas entretenimento, e por isso expresso meu profundo reconhecimento pelo valor das Oficinas Culturais Municipais. Trata-se de um programa democrático e acessível, que valoriza nossa identidade cultural e é uma poderosa ferramenta de transformação social, especialmente cultural.”
De acordo com a secretária, as Oficinas incentivam o acesso da população a programas socioculturais, visando à democratização da cultura e a inclusão social por meio da arte. Também, Euzânia lembra que as oficinas buscam a formação cidadã por meio da arte em suas diversificadas linguagens, com ações descentralizadas e gratuitas em diferentes regiões de Araraquara.
Vale lembrar que, entre os participantes das Oficinas de Araraquara, destacam-se: a cantora araraquarense Liniker; o bailarino José Paulo dos Santos, que faz parte de um dos principais grupos de dança contemporânea do mundo (o “Rosas”, em Bruxelas, na Bélgica); e Tiago Andrade, que conquistou espaço profissional no cinema francês.
Oficinas – As vagas oferecidas são nas seguintes linguagens: Artes Circenses, Artes Visuais, Artesanato, Capoeira, Dança (Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Danças Urbanas, Danças Afro), Hip Hop, Literatura (oficina de leitura e escrita criativa), Música (percussão, canto, cavaquinho, viola caipira, violão) e Teatro.
“As atividades dialogam com diferentes faixas etárias, interesses e perfis sociais, tendo como objetivo a valorização da diversidade cultural. Estaremos atendendo no programa mais de 4.000 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos”, informa Euzânia.
As inscrições poderão ser realizadas em 3 locais: Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, na Vila Xavier; no CEU das Artes, no Jardim São Rafael II e também no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, na região central (sede da Secretaria de Cultura, localizada ao lado da Prefeitura.
Importante destacar que as inscrições serão realizadas o período de 24 a 28 de fevereiro, aí então param durante o Carnaval e retornam de 06 a 14 de março. Para conferir a relação das oficinas disponíveis, os locais, dias e horários das atividades, o interessado deve ir até o local da inscrição.
Toda a programação é gratuita.
SERVIÇO:
Inscrições abertas para Oficinas Culturais Municipais
Período de inscrições: de 24 a 28 de fevereiro e de 06 a 14 de março
Oficinas: Artes Circenses, Artes Visuais, Artesanato, Capoeira, Dança (Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Danças Urbanas, Danças Afro), Hip Hop, Literatura (oficina de leitura e escrita criativa), Música (percussão, canto, cavaquinho, viola caipira, violão) e Teatro
Locais de inscrição:
- Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand (Rua Andrelino Alves Pinto, 170 – Vila Xavier) –
Fone: 3322-5902
Atendimento: das 8h às 18h (de segunda à sexta-feira)
- CEU das Artes (Rua Cabo Polícia Militar Benedito Vieira Goes, 340 – Jd. S. Rafael II)
Fone: 3334-3549
Atendimento: das 8h às 18h (de segunda à sexta-feira)
- Palacete das Rosas (Rua São Bento 794 – Centro)
Fone: 3322-2770
Atendimento: 9 às 17h (de segunda à sexta-feira)