A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart divulgaram o novo edital para contratação de projetos no formato de Oficinas Culturais, provenientes de artistas locais. Os interessados têm de 02 a 30 de dezembro deste ano para efetuarem a inscrição digital.
Os projetos apresentados devem incluir como público alvo educandos em situações de vulnerabilidade social, ter caráter artístico-pedagógico nas seguintes linguagens/referências: Apoio e promoção das culturas negras, Apoio e promoção das culturas campesinas no Território dos Assentamentos, Artes Circenses, Artes plásticas, Artes Visuais (designer de moda, maquiagem artística), Artesanato, Audiovisual (fotografia, produção e edição de vídeos em aplicativos de celular), Capoeira, Cultura popular, Dança (ballet clássico, dança contemporânea, dança de salão, danças urbanas e dança afro), Hip Hop, Literatura, Música (canto, cavaquinho, percussão, viola caipira e violão) e Teatro.
Também, os projetos devem considerar que as aulas correspondentes ao programa poderão ocorrer em modalidade online (aulas remotas por aplicativos de celular), presencial ou ainda híbrida, abrangendo as duas possibilidades. Ainda, os inscritos devem ter disponibilidade para o trabalho em período noturno ou em finais de semana.
As aulas serão realizadas preferencialmente em bairros que integram o programa “Territórios em Rede”: Vale Verde, Jardim São Rafael, Jardim Indaiá, Jardim Maria Luíza, Jardim das Hortênsias, Condomínio dos Oitis, Parque São Paulo, Cruzeiro do Sul, Cecap e adjacências destes locais, incluindo também instituições sociais parceiras e assentamentos, podendo ainda contemplar outras regiões da cidade.
Cabe à Secretaria Municipal de Cultura a escolha dos locais onde serão ofertadas as Oficinas, bem como da modalidade de ensino (presencial ou à distância).
As propostas contratadas receberão o valor bruto de R$ 25,00 por hora/aula.
Inscrições – Podem se inscrever no processo seletivo: empresas representadas por pessoa jurídica formalmente constituída e que conste em sua inscrição CNPJ atividades compatíveis com as exigidas no edital. Serão aceitas até duas propostas por proponente/CNPJ.
O proponente deve obrigatoriamente estar inscrito no Cadastro Municipal De Artistas, disponível para preenchimento no site oficial do município (www.araraquara.sp.gov.br).
As inscrições, até o próximo dia 30 de dezembro, serão efetuadas com o envio dos projetos, exclusivamente pelo e-mail: oficinasedital@gmail.com . Todas as informações, inclusive de documentação, estão no edital disponível no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).
O edital irá selecionar no mínimo um projeto por cada linguagem/referência e formará cadastro reserva por cada linguagem/referência, obedecendo a ordem classificatória (este será utilizado conforme demanda e necessidades específicas da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart).
Para a primeira etapa da avaliação das propostas serão considerados os seguintes critérios: enquadramento da proposta dentro deste edital, considerando as características do programa Oficinas Culturais Municipais; acessibilidade e viabilidade da proposta nos espaços de atendimento; clareza descritiva da proposta e qualificação dos profissionais envolvidos.
Já na segunda etapa, correspondente à análise das vídeo-aulas, serão considerados: clareza e didática na exposição da aula, metodologia pertinente ao conteúdo e atendimento ao tema proposto e faixa etária.
Os resultados serão publicados na página oficial do município, em “Editais da Cultura”, e também nos atos oficiais e em jornal de circulação local, sendo a data prevista: 27/01/2023.
O edital completo pode ser conferido diretamente no link: (https://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura/OFICINAS2023.pdf). Mais informações e esclarecimentos sobre o edital podem ser obtidos através do email oficinasedital@gmail.com .
SERVIÇO:
Edital para contratação de projetos no formato de Oficinas Culturais
Período de inscrição: de 02 a 30 de dezembro de 2022
Confira o edital completo: