Início Araraquara Curso internacional envolvendo celulose bacteriana e probióticos começa segunda (16), na Uniara

Curso internacional envolvendo celulose bacteriana e probióticos começa segunda (16), na Uniara

Atividade será realizada no NITE da universidade

Começa nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, o curso internacional gratuito “Da teoria à prática: celulose bacteriana como matriz de liberação de probióticos”, oferecido pelo Centro Latino-Americano de Biotecnologia – CABBIO e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. A atividade será ministrada por docentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara e de outros países até o dia 20, a partir das 8h, no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da universidade (rua Carlos Gomes, 1217, no Centro).

“O CABBIO é um centro de biotecnologia do CNPq que envolvia somente a Argentina, mas agora também envolve o Uruguai, o Paraguai e a Colômbia. Vamos falar sobre celulose produzida por bactérias – sendo que o conteúdo será bastante voltado à questão de biotecnologia – e sobre probióticos, além de enfatizar a questão do empreendedorismo”, explica o coordenador do curso, Hernane da Silva Barud.

Ele conta que tudo é financiado pelo CNPq. “Teremos docentes argentinos e uruguaios. A maioria dos professores é do PPGB-MRQM – sou o coordenador, mas todos têm protagonismo, como a professora Katia Sivieri, na parte de probióticos. É um curso de quarenta horas”, detalha.

O coordenador do Programa, André Capaldo Amaral, relata que o CABBIO e o CNPq “idealizaram uma proposta de criação de cursos que integrassem alunos da América Latina para o processo de cooperação internacional, dentro de uma das áreas mais relevantes do ponto de vista econômico e de tecnologia e inovação, que é a de biotecnologia”.

“Lançaram um edital para que as instituições vinculadas a essa área criassem cursos que fossem ministrados em algumas instituições-sedes. A partir de então, seriam concentrados nessas sedes, alunos de vários países da América Latina, no intuito de interação e formação. Alguns docentes do PPGB-MRQM, em especial os professores Hernane e Katia, fizeram uma divulgação interna no Programa sobre as possibilidades e, com auxílio de outros docentes, foi constituído o curso, para compartilhar um pouco da experiência do PPGB na parte de biomateriais para aplicação médica e, ao mesmo tempo, essa linha nova de probióticos que foi criada no Programa”, conta Amaral.

Com a aprovação do curso, de acordo com ele, “temos a oportunidade de trazer à Uniara, alunos e docentes desses países da América Latina para que possamos apresentar a eles o que tem sido desenvolvido na universidade”. “Essa atividade tem um benefício inestimável para a instituição como um todo, sobretudo para a parte de internacionalização, até porque demonstra também o nível de pesquisa e know how que estão sendo construídos aqui”, destaca.

Ministrar o curso para estudantes de diferentes nações “certamente também vai criar novas oportunidades de integração com esses países”. “É uma satisfação muito grande sermos contemplados com a possibilidade e disponibilização desse curso. Para o Programa, os benefícios também são inestimáveis porque, com isso, certamente serão criadas novas oportunidades de intercâmbio, interação e vinda de outros pesquisadores de fora de país, assim como, talvez, novas oportunidades para que nossos alunos possam visitar esses países dentro dessas cooperações”, finaliza Amaral. Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br. Outros detalhes sobre o curso “Da teoria à prática: celulose bacteriana como matriz de liberação de probióticos” estão disponíveis no endereço https://cabbio.com.br/curso/da-teoria-a-pratica-celulose-bacteriana-como-matriz-de-liberacao-de-probioticos-presencial

Redação

Sair da versão mobile