Bueno de Andrada terá melhorias em breve
Na quarta-feira (3), os vereadores Elias Chediek (MDB) e José Carlos Porsani (PSDB), membros da Comissão Especial de Estudos Parque dos Trilhos, acompanhados pelo diretor da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (ABATur), Théo Bratfisch, se reuniram com Marcelo Rodrigues, responsável pelo setor de Relações Governamentais da Rumo Logística. O objetivo do encontro foi discutir um remodelamento na mobilidade em Bueno de Andrada.
Entre as propostas discutidas está uma maneira para desbloqueio da passagem de nível que liga a vicinal a Bueno de Andrada, bem como uma passarela de pedestres para interligar os dois lados do distrito, dividido pela linha férrea. Debateu-se também a reforma da Estação Ferroviária do distrito e outros projetos da ABATur, como o vagão Food Trem e o Trem Turístico.
Começam obras de ampliação do CER Carmelita Garcez
Sem espaço adequado para receber as 141 crianças matriculadas, foi dado início às obras de reforma e ampliação do Centro de Educação e Recreação (CER) “Carmelita Garcez I”, no bairro São José. O investimento foi escolhido no Orçamento Participativo (OP) de 2017 e estava previsto para o orçamento de 2018.
Inaugurado em 1951, a estrutura precisa de adequações. O espaço, originalmente projetado para ser recepção, foi adaptado para abrigar três salas de aula, que funcionam todas juntas, sem qualquer separação física. Além disso, a cozinha é pequena e os banheiros não têm acessibilidade.
Mas esse cenário tende a mudar após a conclusão das obras. “A previsão é duplicar a estrutura, criando cinco novas salas, um vestiário para as merendeiras, além de banheiros totalmente adaptados para pessoas com deficiência”, citou a diretora, Mara Lúcia Salmazo Bassi. A quadra poliesportiva também está sendo reparada. “Foi uma cortesia da construtora que venceu a licitação. Eles ficaram comovidos com o pedido da professora”, contou Mara.
A instituição conta atualmente com 25 funcionários, entre professoras, agentes educacionais, merendeiras e porteiros.
Nova turma das ‘Frentes da Cidadania’ começa qualificação
A terceira turma de beneficiados do Programa de Incentivo à Inclusão Social “Frentes da Cidadania” tiveram a aula inaugural nessa quinta-feira (4), no Centro Internacional de Convenção, e foram recepcionados pelo prefeito Edinho e pelos secretários e coordenadores municipais.
São 25 pessoas em situação de vulnerabilidade social que passam a frequentar cursos de qualificação profissional — os alunos terão aulas de Formação Cidadã, com técnicos da Prefeitura, e de Empreendedor de Pequenos Negócios, oferecidas pelo Senac. Desde o início do programa, já são 130 beneficiados.