Da redação
O crédito de R$ 6.815,000,00 para a compra do antigo Clube Estrela pelo Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) foi aprovado por 11 votos favoráveis na noite dessa terça-feira (14), em sessão mais uma vez tumultuada da Câmara Municipal de Araraquara. Na semana passada a votação foi cancelada devido às manifestações de servidores da Autarquia contrários à negociação que lotaram o plenário inviabilizando a continuidade da sessão.
Desta vez o plenário foi composto basicamente por funcionários comissionados, assentados e apoiadores do governo que asseguraram a aprovação do projeto. Em meio a vaias e gritos de apoio, os 11 vereadores votaram a favor da negociação que, de acordo com a bancada do PSDB, que votou contrariamente, é um absurdo. “Isso é uma vergonha, os mesmos que votam favoravelmente hoje vão se arrepender. E os que aplaudem, nem sabem do que se trata”, disse José Carlos Porsani.
O vereador Elias Chediek (MDB) ressaltou que é um absurdo a compra do antigo Clube Estrela pelo Daae. “Para quê ficar com uma área esportiva, salão de eventos, piscinas oficiais, vestiários, canja de malha e bocha e dois mini campos de futebol, entre outras coisas? O governo anterior construiu isso tudo. O Daae não tem projeto de expansão. Está sobrando dinheiro? O município quer dinheiro, até meu neto sabe disso”, reclamou Elias.
Bate boca
A petista Thainara Faria e o Psdbista Dr. Elton Negrini discutiram durante a sessão e fizeram acusações mútuas sobre a manipulação do público para a votação do projeto. Thainara disse que na última sessão o PSDB usou de manobra para inviabilizar a votação, além de acusar Dr. Elton de dizer que ‘Sem terra não usa água do Daae’. Em sua fala, Negrini ressaltou que isso é o começo do fim do Daae.
Favoráveis
O vereador Zé Luís ‘Macaco’ (PPS) votou favorável a venda e lembrou que o ex-prefeito Marcelo Barbieri (MDB) fez uma negociação parecida quando vendeu a área do ETE ao DAAE por R$ 50 milhões. “Na gestão passada a prefeitura sempre emprestou recursos do Daae sem prestar contas para a Câmara. Vergonha é a prefeitura ter vendido a área da Estação de Tratamento de Esgoto ao Daae para se safar uma dívida com a própria Autarquia. A ETE está destruída, sem contar a venda da CTA, as UPAs estavam sem remédios, entre outros problemas. Vergonha foi o partido do PSDB ter participado de tudo isso como base do governo anterior e não ter aberto a boca contra nada. Agora eles vêm falar em vergonha para aparecerem na mídia”, lembrou Macaco.
O vereador Tenente Santana (MDB) disse que ‘o Daae pode não precisar de área hoje, mas daqui a 10 anos vai precisar’.
Do lado de fora
Dezenas de pessoas que não puderam entrar no plenário se espremeram no plenarinho e nas escadas da Câmara, onde protestaram contra na aprovação do projeto. “Trabalhador não entra na Casa do Povo. Paus mandados do governo”, gritavam os servidores do Daae e pessoas contrárias à venda que foram barradas por um forte esquema de segurança composto por guardas municipais, policiais militares e seguranças particulares.