Em novembro de 2024, a vereadora Fabi Virgílio (PT) esteve no Parque das Laranjeiras, nas imediações da avenida Edel Michetti, quando verificou a presença de uma Área de Proteção Permanente (APP) em apenas uma das margens do córrego que existe naquela região.
A situação levou a parlamentar a protocolar o Requerimento nº 149/2025, no qual pede informações sobre o processo de recuperação da mata ciliar, ausente no outro lado do leito do rio, como pode ser confirmado por imagem de satélite anexa.
No documento, Fabi pede detalhes sobre:
- Notificações enviadas aos proprietários dos terrenos sem cobertura vegetal;
- Medidas adotadas pela Prefeitura nesses casos;
- Procedimentos de fiscalização e regeneração das APPs no município, tanto em áreas públicas quanto privadas;
- Vistorias realizadas e o planejamento de atividades previstas para 2025.
A vereadora fundamenta o pedido na legislação ambiental brasileira, que atribui aos proprietários a responsabilidade de recuperar a área degradada. Também é mencionado o artigo nº 115 do Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara, que determina os padrões vigentes para as áreas de preservação na cidade.
Fabi destaca também a iniciativa da população do bairro, que, por conta própria, se mobilizou para o plantio de árvores, compondo a faixa de vegetação existente. “Considerando que em um dos lados, os próprios moradores se mobilizaram para reverter a situação caótica e que após duas décadas, colhem frutos, eles merecem aplausos e serem vistos como exemplo”.