Início Araraquara Defesa Civil alerta para previsão de temperaturas mínimas na casa dos 8...

Defesa Civil alerta para previsão de temperaturas mínimas na casa dos 8 graus, entre este sábado (10) e quarta-feira (14)

Prefeitura intensifica ações da Operação Inverno com queda das temperaturas

A Operação Inverno, lançada pela Prefeitura de Araraquara no início do último mês de maio, terá uma atuação intensificada nestes dias de frio intenso em Araraquara. Nesta sexta-feira (9), já houve queda nas temperaturas e o tempo nublado aponta para possibilidade de chuvas. No entanto, de acordo com boletim meteorológico emitido pela Defesa Civil, uma frente fria seguida por uma massa de ar frio causará pancadas de chuva e principalmente queda significativa de temperatura, na região de Araraquara, com previsão de mínimas na casa dos 8 graus, entre este sábado (10) e quarta-feira (14). O boletim alerta ainda sobre a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua.

Diante do cenário previsto, a Operação Inverno está intensificada, com o objetivo de promover a proteção social das pessoas em situação de rua, como estratégia para o enfrentamento das situações de risco decorrentes da exposição às baixas temperaturas, através de diversas ações articuladas, envolvendo vários setores da Prefeitura.

A iniciativa envolve ações integradas das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, da Saúde, Direitos Humanos e Participação Popular, Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Comunicação, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Fundo Social de Solidariedade, em parceria com organizações da sociedade civil e grupos voluntários.

As ações incluem mapeamento dos pontos de maior concentração de pessoas em situação de rua e diagnóstico de novos locais utilizados como abrigo pela população de rua, a fim de oferecer os serviços da Assistência Social e do Consultório na Rua; intensificação da abordagem em todos os pontos, em conjunto com toda a rede, no período de alertas de temperaturas que ofereçam risco a vida; encaminhamentos para equipamentos públicos de acolhimento, encaminhamento e orientação para acesso às demais políticas públicas, encaminhamentos e orientações em relação às necessidades de atendimento no campo da saúde, oferta de cobertores, agasalhos, sapatos, diante da negativa ao acolhimento, a fim de minimizar os impactos daqueles que decidem permanecer nas ruas; provimento de passagens intermunicipais para os itinerantes; auxílio e orientação em relação à documentação; entre outras. Ainda é implantado o reforço na busca ativa dos familiares nos territórios para contribuir para a saída da rua destas pessoas.

Neste ano, foi ampliado o número de vagas na Casa da Acolhida “Assad Khan”, após obras de reforma e ampliação do local.  Outra melhoria no espaço foi a ampliação da capacidade de acolhimento dos animais das pessoas atendidas com a construção do canil.

E a eficiência de todas essas ações também conta com a colaboração da população.

Para sinalizar ou alertar sobre pessoas que estejam em risco diante das baixas temperaturas, a Prefeitura disponibilizou um telefone celular para uso exclusivo da equipe de abordagem social, com a finalidade de facilitar o contato da população. O telefone é o (16) 99782-3770, disponibilizado para este fim das 8h às 20h, de segunda a segunda.

A população também pode ligar na Guarda Civil Municipal, no 153; na Casa de Acolhida, no telefone (16) 3336-7510, das 20h às 8h, de segunda a segunda, e do Centro POP, no (16) 33312313, das 8h às 16h, de segunda a sexta.

Redação

Sair da versão mobile