Início Araraquara Dengue já faz três vítimas fatais em Araraquara

Dengue já faz três vítimas fatais em Araraquara

As duas mortes mais recentes são de duas mulheres que estavam internadas na Santa Casa

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou mais dois óbitos por dengue no município, elevando o total de mortes para três em 2025. As vítimas, ambas mulheres, estavam internadas na Santa Casa de Araraquara.

A primeira vítima é uma mulher, de 78 anos, que faleceu no dia 15 de fevereiro. Ela possuía comorbidades, mas o quadro de saúde agravado pela dengue levou ao seu óbito. A segunda vítima é uma mulher, de 56 anos, que faleceu no dia 10 de março, também apresentando comorbidades e complicações devido à doença.

O primeiro óbito de 2025 havia sido confirmado em 20 de fevereiro e tratava-se de um homem, de 84 anos, que faleceu no dia 24 de janeiro. Ele também possuía comorbidades, incluindo Alzheimer, diabetes tipo II e cardiopatia.

Com os novos registros, o município contabiliza 3 mortes por dengue confirmadas. Além disso, há 2 óbitos em investigação e 3693 casos confirmados até o momento. A cidade também registra 6168 notificações, 1459 casos descartados e 27 pessoas internadas em unidades de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, conforme protocolo, todos os óbitos suspeitos de dengue são submetidos a exames laboratoriais realizados pelo Instituto Adolfo Lutz e, posteriormente, analisados por um comitê técnico composto por médicos infectologistas e representantes da vigilância municipal e estadual.

A Prefeitura de Araraquara reforça a importância das medidas preventivas, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, além do uso de repelentes e telas de proteção. As ações de combate à dengue continuam intensificadas, com fiscalização, mutirões de limpeza e nebulização em áreas de maior incidência.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, ao sentir sintomas de dengue, como febre, dor no corpo e nas articulações, o paciente procure atendimento inicial no posto de saúde mais próximo da sua residência. Todas as unidades estão preparadas para atender casos da doença e funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Dengário

Para reforçar ainda mais o suporte aos pacientes, a Prefeitura implantou no antigo Cear uma unidade exclusiva para o atendimento especializado de pessoas com sintomas de dengue. O dengário, localizado na Rua Antônio Ivo Magnani, 430, na Fonte Luminosa, funciona todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 20h, com atividades até as 22h. Este local atende adultos e jovens a partir de 11 anos.

Crianças de até 10 anos devem buscar atendimento nos postos de saúde e, em casos de urgência, dirigir-se à Unidade de Retaguarda do Melhado ou à UPA do Valle Verde. Em casos de emergência, adultos devem procurar as UPAs do Valle Verde e da Vila Xavier ou a Unidade de Retaguarda do Melhado.

A Prefeitura de Araraquara reforça a importância de buscar atendimento médico imediato caso apresentem sintomas como febre alta, dor muscular intensa, dor nos olhos e manchas vermelhas pelo corpo.

Sair da versão mobile