Início Araraquara Depois de 15 dias sem óbito, mulher de 46 anos morre em...

Depois de 15 dias sem óbito, mulher de 46 anos morre em decorrência da Covid-19

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 2 casos positivos de Coronavírus de 40 amostras analisadas. Como o total de testes aplicados ficou abaixo de 0,1% da população da cidade, não há avaliação das taxas de positividade de assintomáticos e sintomáticos na data de hoje.

Portanto, agora Araraquara tem 30.963 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 65 permanecem em quarentena e 30.300 já saíram. Aguardam resultado de exames 134 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 9 pacientes estão internados. Destes, 7 confirmados estão em enfermaria e 2 confirmados estão em UTI.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 18% de leitos de enfermaria e 6% de UTI.

Hoje, o Hospital São Paulo tem 6 pacientes, o Hospital de Campanha tem 2 pacientes e o HEAB tem 1 paciente.

Do total de 9 pacientes internados, 8 são moradores de Araraquara e 1 reside em Américo Brasiliense.

Araraquara registrou, até o momento, 598 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito mais recente é de uma mulher de 46 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital da rede pública deste 12 de outubro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

Atendimentos

Conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga o balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:

 – Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 105.419

– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 1.785

– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 28.820 ligações

– Exames realizados junto à Unesp: 118.121

– Exames realizados junto à Uniara: 44.442

– Testes capilares – 44.568

– Exames antígenos realizados nas unidades de saúde, praça Santa Cruz, TCI, comércio e na UPA: 65.581

– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 1.118

E a vacinação contra a Covid-19 continua nesta quarta-feira com aplicação da terceira dose nos idosos com 60 anos ou mais e nos profissionais da saúde, à medida que forem completando 6 meses da segunda dose.

Continua a aplicação de terceira dose no grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e pacientes em tratamento quimioterápico, na unidade do Sesa.

E prossegue ainda a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, de gestantes, lactantes e puérperas, de 18 anos ou mais e a aplicação da segunda dose dos imunizantes, em todos os polos de vacinação.

Vale ressaltar que a partir de hoje, 3 de novembro, o drive-thru do Cear atende em novo horário, das 8 às 12 horas, mesmo horário do drive-thru do Sesc.

Além dos dois drive-thrus, passam a ser polos de vacinação os postos de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade e Assentamento Bela Vista, sempre das 8 às 15 horas.

E seguindo nota técnica do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a complementação do esquema vacinal contra Covid-19 de brasileiros com viagens marcadas para outros países, com base nos critérios regulatórios do país de destino.

No caso das pessoas que vão viajar ao exterior e só têm a primeira dose, elas podem antecipar a segunda dose, respeitando o intervalo mínimo de 21 dias para a vacina da Pfizer e 28 dias para a vacina Astrazeneca.

Já as pessoas que tomaram as duas primeiras doses da Coronavac e pretendem viajar para países que ainda não incluíram esse imunizante na lista de vacinas autorizadas, elas podem tomar a terceira dose da Pfizer, respeitando o intervalo de 28 dias da segunda dose.

Para essas medidas, adotadas em todos os polos de vacinação, será obrigatória apresentação de comprovação da viagem, no caso, a passagem.

O município continua avançando na vacinação contra a Covid-19: já foram aplicadas 388.251 doses, sendo 198.239 da primeira dose, 172.296 da segunda dose e dose única e 17.716 de terceira dose.

As informações completas sobre o esquema vacinal, polos de vacinação e horários são divulgadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

 

Redação

Sair da versão mobile