Início Araraquara Detran.SP autua 18 por recusa a bafômetro em blitz da Operação Direção...

Detran.SP autua 18 por recusa a bafômetro em blitz da Operação Direção Segura Integrada em Jaú

No total, 344 abordagens foram realizadas durante ação na cidade no último final de semana, com apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica

Realizada na última sexta-feira (3), em Jaú, no interior do estado, uma blitz da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) registrou 18 recusas ao teste do bafômetro por condutores. A ação do Detran.SP, que tem o objetivo de reduzir e prevenir os acidentes no trânsito causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção, abordou 344 motoristas nas avenidas Ana Claudina e Zezinho Magalhães, e teve apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. 

Vale lembrar que tanto dirigir sob efeito de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70, e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Blitze no estado

Em todo o estado de São Paulo, oito blitze da Operação Segura Integrada foram realizadas no último fim de semana, com ações também em Andradina, Jacareí, Barrinha, Marília, Sumaré, Ribeirão Pires e Fernandópolis. Ao todo foram abordados 4.178 veículos, dos quais 126 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro e 14 foram multados por dirigirem sob influência de bebida alcoólica, quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido.

Houve, ainda, o registro de um de crime de trânsito por embriaguez ao volante no município de Fernandópolis. Nesse caso, o índice apontado pelo etilômetro foi superior a 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido, e o motorista responderá a processo. Se condenado, ele poderá cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”, além de ter sua CNH cassada.      

Sobre o Detran.SP

O Detran.SP trabalha incessantemente para a prevenção de acidentes e preservação da vida, tendo como meta a organização de um trânsito mais seguro e harmônico entre todos os modais. O Órgão atua com foco na busca constante da excelência de serviços aos cidadãos paulistas, a partir dos valores de integridade e transparência em seus processos. Atualmente, o Órgão adota progressivamente a ferramenta da transformação digital para impactar positivamente na qualidade de vida dos paulistas, facilitando o atendimento às demandas cotidianas da população. Cerca de 93% dos atendimentos feitos nas unidades do Detran.SP integradas ao Poupatempo são digitais.

Maior órgão executivo de trânsito do País, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota do Brasil, com mais de 32 milhões de veículos registrados no Estado. O Estado de São Paulo possui mais de 27 milhões de motoristas habilitados. Todos os meses, o Detran.SP é responsável pela emissão de cerca de 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). São mais de 136 mil documentos emitidos por dia, em média.

Redação

Sair da versão mobile