Início Araraquara Dia da África será celebrado nesta terça (21) com roda de conversa...

Dia da África será celebrado nesta terça (21) com roda de conversa na Casa SP Afro

Programação contará com performance afro e degustação da culinária africana

Nesta terça-feira (21), Araraquara celebrará 

— antecipadamente 

— o Dia da África, que é comemorado anualmente em 25 de maio, data de aniversário da fundação da Organização da Unidade Africana (OUA). A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, desenvolveu uma programação que será oferecida à noite na Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva – Bogé”, que fica na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, 1195, Vila Xavier.

A agenda terá início às 20h com uma performance afro da professora e coreógrafa Giovana Cândido e em seguida será realizada uma roda de conversa com o tema “Os desafios do continente Africano no século XXI: Novas configurações geopolíticas para o desenvolvimento sustentável”.

Os participantes

Bernardita Nseng Mba Nchama vem da Guiné Equatorial. É formada em pedagogia e graduanda em administração pública na Unesp de Araraquara.

Ayolsé Santos é de São Tomé e Príncipe. É doutorando em ciências políticas-UFPEl e membro da comunidade acadêmica africana de São Carlos (CAASCAR)

Jacqueline Carina também é da Guiné Equatorial. Está no Brasil há quatro anos e em Araraquara há quase dois anos, onde fez o curso de Promotora Legal Popular em 2023. Cursa o técnico em recursos humanos no Senac.Atualmente é bacharelanda em relações internacionais na Uninter e graduanda em pedagogia na Unesp de Araraquara.

Dagoberto José Fonseca é professor livre docente/catedrático da Faculdade de Ciências e Letras – Campus Araraquara – da Universidade Estadual Paulista (Unesp), coordenador do Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (Cladin) e do Laboratório de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diversidade (Lead) e coordenador científico do Núcleo Negro da Unesp para a Pesquisa e Extensão (Nupe) vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unesp. Docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras mencionada e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais do campus da UNESP em Franca. Escritor e poeta de livros infantis, infanto-juvenil, acadêmicos e científicos, tem obras publicadas no Brasil, Angola, França, Portugal, México e Moçambique. Sua última obra publicada foi “Um povo, duas nações: Angola e Brasil – o mundo Bantu no Atlântico”, pela Editora Dandara (2024).

Culinária africana

O evento desta terça-feira terá ainda uma degustação da culinária africana. Será oferecido o molho de modica, que é um prato típico da Nigéria, onde é chamado de Sopa Ogbono. Chegou à Guiné Equatorial com migrantes nigerianos por volta de 1920. Vale salientar que modica é a semente da manga selvagem (irvingia gabonensis), também conhecida como manga africana, manga do mato ou dika. Embora a fruta inteira seja comestível, apenas as sementes são utilizadas para preparar esta receita. O caldo é acrescentado ao tomate, frango, pimentão, cebola, entre outros ingredientes e pode ser servido com arroz.

Objetivo da programação

A programação conta com a participação e colaboração dos universitários africanos da Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos e Região (CAASCAR).

A coordenadora municipal de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, destaca o propósito da agenda. “O objetivo dessa programação é integrar a comunidade acadêmica africana com a comunidade negra brasileira, além de todas as pessoas que tenham interesse em desconstruir uma África imaginária e ressignificar a visão de uma história que foi erroneamente contada. A participação de professores e educadores será de suma importância no sentido de aprimorar uma educação antirracista. Em Araraquara, temos instituído a Semana Municipal da África visando promover a unidade, a integração, a solidariedade e a coesão entre os povos africanos, como forma de gerar a interconexão entre nossos países”, ressalta.

É necessária a confirmação da presença pelos telefones (16) 3322-8316 e 99626-9466.

Redação

Sair da versão mobile